domingo, 27 de janeiro de 2008

União de Leiria - Académica - Convocados



Guarda-redes: Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas: Pedrinho, Pedro Costa, Kaká, Orlando, Berger e Vítor Vinha;
Médios: Paulo Sérgio, Nuno Piloto, Cris, Tiero e Luís Aguiar;
Avançados: Miguel Pedro, Lito, Joeano, Edgar e Ivanildo.


É uma lista de convocados reforçada aquela que Domingos Paciência elaborou para a curta deslocação (70 quilómetros) a Leiria, num derby da região Centro integrado na 17ª jornada da Bwin Liga.
Pela primeira vez, o jovem técnico da Académica resolveu chamar Pedrinho, Luís Aguiar e Edgar, todos recrutados neste mercado de Inverno, tendo deixado de fora, entre as novas contratações, apenas o central Irineu, por não ter chegado ainda o certificado internacional do brasileiro.
Em relação ao último encontro dos estudantes, frente ao Sporting, registam-se as saídas de Pavlovic, castigado, Hélder Barbosa e Gyano, entretanto transferidos para o F.C. Porto e Beira Mar, respectivamente.
Rui Nereu mantém a confiança do treinador para suplente de Pedro Roma, pelo que Ricardo e Fofana são os únicos jogadores que ficaram de fora por opção técnica. NDoye, como se sabe, está no Gana, a disputar a CAN, ao serviço do Senegal.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Reforços já marcam

Um golo de Edgar (55 minutos) e outro de Luis Aguiar (este de penalty, aos 77), dois dos mais recentes reforços da Académica, permitiram aos estudantes derrotar nesta terça-feira os romenos do Pandurii, em jogo particular destinado a preparar a curta deslocação dos comandados de Domingos Paciência a Leiria, no próximo domingo, na 17ª jornada da Liga.

A equipa comandada por Joaquim Teixeira, que se encontra a estagiar em Rio Maior até ao final do mês, não teve argumentos para contrariar a superioridade da Briosa, embora os golos apenas tenham surgido na segunda parte, já com um conjunto menos rodado depois de, na etapa inicial, terem actuado os atletas habitualmente mais utilizados. A saber: Pedro Roma; Pedro Costa, Orlando, Kaká e Vítor Vinha; Paulo Sérgio; Tiero, Nuno Piloto e Cris; Lito e Joeano.

É provável que Domingos Paciência possa apostar nesta equipa para o derby do fim-de-semana, com Nuno Piloto a subir no terreno para ocupar o lugar de Pavlovic (castigado), implicando o regresso de Pedro Costa à lateral-direita, e Joeano a assumir a posição deixada em aberto pela saída de Hélder Barbosa para o F.C. Porto. Isto, a menos que o jovem técnico decida apostar em algum dos novos jogadores, como Pedrinho, Irineu, Luís Aguiar ou Edgar.

O Pandurii, actual penúltimo classificado do campeonato principal da Roménia, já se reforçou com oito jogadores em Portugal: Mingote (português, ex-Lousada), Pintassilgo (português, ex-Portimonense) Anilton, (brasileiro, ex-Sp. Braga) Cardoso, Daniel (brasileiros, ex-E. Amadora) Jessui (brasileiro, ex-U. Leiria), Yoni (espanhol, ex-E. Amadora) e Marco Soares (cabo-verdiano, ex-U. Leiria).

Nesta quarta-feira, a formação de Joaquim Teixeira prossegue o estágio com mais um encontro frente a uma equipa da Bwin Liga, desta feita o Estrela da Amadora, num jogo agendado para a Quinta do Pinheiro, em Valados dos Frades, Marinha Grande.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Gyano emprestado ao Beira Mar



Era uma transferência anunciada há algum tempo e ficou confirmada nesta sexta-feira: o ponta-de-lança húngaro Szabolcs Gyano foi emprestado ao Beira Mar, da Liga Vitalis, até ao final da época.
Este foi o segundo empréstimo da Académica no espaço de uma semana, depois de Vouho ter rumado ao Portimonenses, também da Liga Vitalis.
Neste momento, Domingos Paciência fica apenas com dois avançados de área no plantel, Edgar e Joeano, e é legítimo levantar a possibilidade de os estudantes voltarem ao mercado para adquirem mais um matador.
De qualquer forma, o esquema utilizado nas últimas partida, em 4-4-2, com dois avançados móveis na frente, a ser mantido, poderá dispensar a necessidade de ter outro elemento mais fixo.
Este sábado, a Briosa desloca-se a Nelas, para defrontar a equipa local, enquanto aguarda a chegada de Leandro Lima. Recorde-se que entre os dirigentes da Académica e o F.C. Porto já existe um acordo para a cedência do jovem atleta, mas este terá a última palavra quando voltar do Brasil, onde se deslocou para tratar de assuntos pessoais.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Edgar e Luis Aguiar cedidos pelo FC Porto



O avançado Edgar, cedido pelo FC Porto até final da temporada, chegou esta terça-feira a Coimbra e amanhã já treina com os novos companheiros, numa sessão agendada para as 10:00, que decorre na Academia.
Em declarações ao site oficial do clube, o jovem internacional brasileiro disse vir para a Académica com vontade de marcar golos, para desta forma ajudar a equipa a concretizar os seus objectivos. «Todos os avançados vivem de golos e eu não sou excepção. Marcando, ajudo-me a mim e à equipa», justificou.
O avançado deseja, por outro lado, aprender muito com o treinador Domingos Paciência, que enquanto jogador pisou os mesmos terrenos e foi um especialista a marcar golos. «O treinador foi um grande avançado e espero receber conselhos da parte dele», desejou.
Sobre a Académica, Edgar disse ter recolhido as melhores informações junto de Lino, antigo jogador da Briosa, com o qual partilhou, já esta época, o balneário portista. «O Lino é muito meu amigo e disse-me para vir tranquilo, pois a Académica é um grande clube», salientou.
Domingos conta também a partir desta quarta-feira com um novo reforço. Trata-se do médio uruguaio Luís Aguiar, de 22 anos e 1,83 metros, contratado pelo FC Porto no início da época, e que se encontrava cedido ao Estrela da Amadora. À semelhança de Edgar, o atleta vem por empréstimo até ao final da temporada.
O médio já treina esta quarta-feira com os novos companheiros, numa sessão agendada para as 10:00, na Academia.




segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Académica - Sporting 1-1


Estádio Cidade de Coimbra, Coimbra
Assistência: 8.822 espectadores
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
Assistentes: Luis Tavares e José Braga
4º árbitro: Victor Campos


O Sporting tentou o necessário golpe de asa em Coimbra, demonstrou atitude e empenho, e esteve quase, quase, a conseguí-lo, mas um golo nos descontos de Pavlovic acabou com esse desiderato, quando os apaniguados leoninos já sonhavam com o regresso às vitórias. Agora, já são três jogos sem conhecer o sabor dos triunfos.
Apesar dos safanões de Liedson, do estoicismo de Tonel e da clarividência, a espaços, de João Moutinho, a turma de Alvalade não foi além do empate e, com isso, o segundo lugar, o objectivo mais realista neste momento, continua a três pontos. De nada valeu a escorregadela encarnada, já que os seus rivais da Segunda Circular não conseguiram rendibilizá-la.
Num onze sem surpresas, com os jogadores que, teoricamente, melhores garantias darão a Paulo Bento neste momento, mas com uma alteração táctica (4x1x3x2 para 4x2x3x1) por força da lesão de Purovic, a equipa de Alvalade demorou a adaptar-se ao estado do terreno, pese uma entrada a toda o gás, e só no último quarto-de-hora da primeira parte logrou tirar as garras de fora.
Nessa altura, o Sporting conseguiu, finalmente, ter mais posse de bola, um momento que coincidiu com a fase em que Liedson logrou livrar-se do espartilho aplicado pela defesa da casa. Em duas ocasiões, valeu a atenção de Pedro Roma para evitar males maiores depois de os centrais dos estudantes terem ficado irremediavelmente para trás.
As substituições de Paulo Bento pouco trouxeram. Manteve-se o sinal mais dos leões, com a Académica à espreita de algum contra-ataque que lhe pudesse valer uma surpresa, mas sem argumentos suficientes para justificar mais, de tal forma se apresentava encolhida a equipa de Domingos Paciência.
O Sporting tentou de várias formas. Até de bicicleta Liedson lá foi, mas para bater Pedro Roma era preciso algo mais. Era preciso explorar uma das pechas da equipa de Coimbra: as desconcentrações defensivas, principalmente em lances de bola parada. O livre de Moutinho tem tudo para ser bem sucedido e Tonel, qual relâmpago, cabeceou a contar.
Os leões procuraram, então, acalmar a partida, mas deram demasiado espaço ao adversário. Paulatinamente, foram recuando as suas linhas e isso revelou-se fatal. Se os homens de Paulo Bento mostraram ter a lição estudada no golo, quando aproveitaram um dos pontos fracos do adversário, esqueceram-se de ler o último capitulo, aquele que diz que a Académica, nos últimos tempos, tem feito pontas finais fulgurantes (chegou ao empate assim no último jogo, com o Sp. Braga.)
O primeiro aviso ficou-se por um petardo de Tiero, que saiu à trave com Rui Patrício completamente batido. Mais tarde, foi o jovem guardião quem retardou o empate com uma defesa segura perante o remate ameaçador de Joeano.
A sobranceria (será imaturidade da equipa e incapacidade para gerir os resultados?) com que os sportinguistas encaram a parte final do encontro teve um castigo duro, porventura imerecido, mas nestas coisas do futebol, todos os segundos contam. Que o diga Pavlovic.


Adeptos leoninos contestam a sua equipa no final do jogo

Cerca de 300 adeptos do Sporting, a maioria pertencentes às claques do clube, contestaram contra os jogadores e dirigentes. Foi montado um forte dispositivo de segurança em torno do autocarro da turma de Alvalade, com elementos da polícia de intervenção da PSP. A polícia chegou mesmo a carregar sobre adeptos da equipa da casa, que nada de mal fizeram para merecer esta atitude das forças de segurança. Os adeptos do Sporting entoaram vários cânticos de protesto.

Veja o vídeo AQUI!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Académica - Sporting - Convocados



Guarda-redes: Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas: Pedro Costa, Kaká, Orlando, Berger e Vítor Vinha;
Médios: Paulo Sérgio, Pavlovic, Nuno Piloto, Cris e Tiero;
Avançados: Miguel Pedro, Lito, Joeano, Gyano Ivanildo e Hélder Barbosa.

Ausente da partida, devido a motivos físicos, ficará apenas o avançado Vouho, enquanto o guarda-redes Ricardo, apesar de há muito recuperado, continuará de fora em favor de Rui Nereu. Pedrinho, o mais recente reforço dos estudantes, integrado há mais de uma semana no plantel, também não foi chamado, por opção técnica. Destaque ainda para o regresso do central Berger.O objectivo para o próximo jogo é, obviamente, somar o quarto encontro consecutivo sem derrotas, algo inédito esta época, caso a Briosa, claro está, consiga tirar proveito da fase menos boa do Sporting, que perdeu nos últimos dois encontros, para o Campeonato e Carlsberg Cup. A tradição, porém, diz que os leões não perdem em Coimbra há 30 anos.
Todos ao estádio!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Hélder Barbosa abandona Académica e regressa ao FC Porto

Domingos Paciência não pareceu nada preocupado com o regresso de Hélder Barbosa ao F. C. Porto, numa antecipação do final do empréstimo que, recorde-se, terminaria no final da época. A razão compreende-se já que, em rigor, Hélder Barbosa só agarrou a titularidade nos últimos três encontros, embora tenha rubricado exibições de grande nível.
«Se calhar, também não estava preparado para perder o NDoye mas ele foi para a CAN. Há jogadores que hoje estão melhor do que há dois meses, quando não estavam tão bem. Tenho um grupo de atletas em que a qualquer momento qualquer um deles pode estar a jogar e bem. Basta falar-vos de dois ou três nomes para me dizerem que, há dois meses, não jogavam: Tiero e Cris, por exemplo. Mas são jogadores que atravessam actualmente fases boas, como o Hélder.»
O técnico reconhece, no entanto, que o internacional sub-21 vai fazer falta à equipa. «Se ele sair, o plantel fica, como é lógico, mais pobre, porque se trata de um jogador de qualidade. Se o F.C. Porto o quer de volta é porque vê nele qualidades. Basta analisar os últimos jogos para perceber que teve influência nos resultados. Neste momento, é uma peça fundamental. Agora, o que eu quero dizer é que temos, no imediato, soluções, como o Joeano ou o Gyano. Eu gosto de aproveitar os momentos em que sinto que os jogadores estão bem, estão confiantes, para os pôr a jogar e nos ajudarem com vitórias», argumentou.
Quanto aos reforços, apenas uma confirmação. «Neste momento, não há nada de concreto. A única situação que existe, até já do vosso conhecimento, é do Irineu. Já fez exames médicos e vai ser jogador da Académica. Os outros processos ficarão resolvidos, em princípio, na próxima semana. Castanheira? É uma das possibilidades», referiu, admitindo ainda a hipótese de recrutar um número 10, além de um lateral-esquerdo e de um avançado que, ao abrigo do acordo com os campeões nacionais para o regresso de Hélder Barbosa, será Edgar: «É um bom jogador, que neste momento não está a jogar. Fez uma boa época no ano passado no Beira Mar. Portanto, é um atleta bem referenciado e, se vier para aqui para nos ajudar, é bem-vindo.»
O blog ACADEMICAEMDIA deseja ao Hélder Barbosa as maiores felicidades para a sua carreira.




Irineu assina

Segundo o site oficial da Académica-OAF, o defesa-central Irineu, que chegou esta quinta-feira a Coimbra, encontra- se a efectuar exames médicos com vista à assinatura de contrato com a Académica.
Para o atleta, de 24 anos e 1,86 metros, trata-se de um regresso ao futebol português, uma vez que já representou o Sp. Braga na época 2006/2007.
Irineu encontrava-se vinculado ao Cruzeiro, depois de uma passagem pelo Flamengo. Em 2003, somou cinco internacionalizações pela selecção brasileira nos Jogos Panamericanos.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mialgias afastam Cris e Vouho no regresso de Markus Berger

Domingos Paciência continua sem poder contar com todos os seus jogadores na preparação do embate diante do Sporting, agendado para o próximo domingo à noite, na 16ª jornada da Liga. Nesta terça-feira, foi a vez de Cris e Vouho não participarem na sessão devido a mialgias.
Ambos os jogadores juntaram-se a Orlando - sofreu um estiramento num tendão - no lote de atletas com algumas limitações físicas, mas que estarão aptos para defrontar os leões.
Quem está de regresso aos trabalhos, ainda que de forma progressiva, é o central Markus Berger, depois de cinco semanas a recuperar de uma microrrotura. Ainda assim, até porque a reintegração plena só deverá ocorrer nesta quarta-feira, subsistem dúvidas quanto às possibilidade de Domingos Paciência vir a convocar um jogador que esteve tanto tempo parado.O último destaque vai para Jossimar, mais um defesa-esquerdo brasileiro que chegou a Coimbra para se treinar à experiência na esperança de convencer Domingos a recomendar a sua contratação neste mercado de Inverno.

Preparação para o Sporting começa com problemas



A Académica começou nesta segunda-feira a preparar a recepção ao Sporting, em jogo da 16ª jornada da Liga, agendado para o próximo domingo, às 19.15h. A principal nota de destaque foi para a ausência de NDoye, que antecipou a viagem para o Senegal (foi convocado para a CAN) e partiu no último sábado para África.
A ausência do médio africano no próximo encontro da Briosa já era certa, mas ficou agora confirmada e deverá motivar a contratação de um jogador com idênticas características para superar a ausência, que poderá ser de mês e meio.
No regresso aos treinos, apenas os centrais Orlando, com um estiramento num tendão, e Berger não participaram nos trabalhos em pleno, mas é crível que ambos sejam reintegrados durante a semana. No caso do austríaco será um regresso após quase seis semanas de recuperação.
Caberá, depois, a Domingos decidir se o jogador terá ritmo suficiente para ser chamada, mas é preciso não esquecer que, após a saída de Litos, o plantel passou a dispor de apenas três opções para o eixo da defesa.
Quem também deve voltar aos convocados é o guarda-redes Ricardo, depois de cerca de um mês de ausência. Há ainda expectativa quanto à provável estreia de Pedrinho, o mais recente reforço dos estudantes.Durante esta semana, poderá ficar decidido o futuro de alguns jogadores com os quais Domingos não conta para o resto da temporada, casos de Fofana, que foi há muito apontado ao Varzim, mas ainda não viu a sua transferência confirmada oficialmente, e Gyano, que é pretendido pelo Beira Mar.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Fórum sobre transferências - Participe



O mercado de Inverno está a chegar. Na Briosa, espera- se uma mini revolução no plantel, com várias entradas e saídas de jogadores. Domingos Paciência já fez saber que é necessário acrescentar qualidade ao grupo. Litos já abandonou a Briosa. Quem o seguirá? Joeano é falado, tal como Vouho, Vitor Vinha e Sarmento, ou até mesmo Fofana. Quem entrará? Edgar, Lucas Mareque, Lino, Pauleta e Sérgio Conceição já foram apontados como possíveis reforços da Académica. O que falta, o que está a mais, o que está mal? A discussão está aberta. Utilizem os comentários para debater o assunto, é simples.

Adeptos da Académica confrontam Manuel Machado pelos seus comentários à imprensa

No final da partida com o Sp. Braga, quando Manuel Machado se preparava para abandonar os Estádio Cidade de Coimbra, cerca de 30 adeptos entoaram cânticos ao ex- treinador da Briosa, devido a este ter comparado a equipa da Académica a bacalhau. Manuel Machado ouviu ainda dentro do estádio vários cânticos contra si, acompanhados de uma faixa mostrada pela claque Mancha Negra. Voltando ao assunto principal, o ex-treinador da equipa de Coimbra só saiu do estádio rodeado por 4 seguranças do Sp. Braga. As declarações do "professor" não cairam bem, como seria de esperar, no goto dos adeptos da equipa da casa, que se revoltaram. A "história do bacalhau e da lagosta", é mais uma para o dicionário do complexo "machadês".

Veja o vídeo AQUI.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Académica 3-3 Sp. Braga. Lagosta servida como sobremesa



Estádio Cidade de Coimbra, Coimbra
Assistência: 4.207 espectadores
Árbitro: Artur Soares Dias, AF Porto



Manuel Machado esteve à beira de, finalmente, bater uma ex-equipa no primeiro reencontro. Não o conseguiu, porque, nos últimos instantes, um dos seus antigos jogadores, Joeano, estragou-lhe o apetitoso prato de lagosta que se preparava para saborear.
Contextualizando: na projecção deste jogo, o (agora) treinador do Sp. Braga comparou o plantel que treinou até à terceira jornada a «bacalhau», pelo que, enquanto esteve em Coimbra, não lhe foi possível «cozinhar lagosta». Obviamente, a frase caiu mal na Lusa Atenas, sobretudo entre jogadores e dirigentes, que a entenderam como um atestado de incompetência. Feridos no orgulho, tentaram responder à altura, mas a justiça só chegou no final, porque os arsenalistas foram tremendamente eficazes e estiveram na frente do marcador por duas vezes.
O jogo começou, à semelhança da própria noite, com uma toada fria. Mas a Briosa era a equipa que revelava mais intencionalidade e passou rapidamente aos actos. Catapultados por Hélder Barbosa, os estudantes foram encostando o adversário às cordas e foi preciso um voo de Paulo Santos para evitar um golo certo de Lito.
Estava o Sp. Braga aparentemente recolhido lá atrás, indefeso e à espera do golpe de misericórdia, quando, no primeiro remate dos minhotos à baliza, Roland Linz aproveitou uma desconcentração colectiva da defesa da casa para abrir o marcador. Totalmente contra a corrente.
A Académica respondeu por intermédio de Paulo Sérgio, contudo, o remate do brasileiro foi desviado a tempo. Depois disso, a formação de Coimbra, que tão bem havia iniciado a partida, passou por um período de desorientação. Perdeu as referências atacantes na exacta proporção em que o Sp. Braga começou a acertar nas marcações e, finalmente, a trocar a bola.
Os visitantes dispuseram, então, de excelente oportunidade para resolver o desafio, porém, numa jogada confusa, Frechaut e Wender não atinaram com a baliza. Mal sabiam que a falha lhes sairia cara, volvidos alguns instantes.
A Académica intensificou a pressão à medida que o intervalo se aproximava e, num dos lances mais conseguidos do seu ataque, Hélder Barbosa colocou justiça no marcador, num cabeceamento perfeito.
No reatamento, o espectáculo foi mais fraco, mas houve golos. Primeiro da Académica, que, graças a Tiero, levou os adeptos locais a gritar «Bacalhau! Bacalhau!» em direcção a Manuel Machado. No entanto, no minuto seguinte, o Sp. Braga voltou a explorar as fragilidades da defesa contrária e restabeleceu a igualdade.A eficácia do ataque minhoto veio, então, ao de cima, com o segundo golo de Roland Linz e a consequente cambalhota no marcador, novamente sem aviso prévio. Até ao final do jogo, a Académica tentou o derradeiro assalto e, já nos descontos, Joeano evitou a derrota, confirmando, ainda assim, a tendência dos minhotos em não perder em Coimbra, que se verifica desde 2003.

O blog Academicaemdia tem o exclusivo de um vídeo, onde se pode ver o treinador Manuel Machado a ser confrontado por alguns adeptos com a "história do bacalhau". O vídeo será aqui postado logo que possível.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Académica-Sp. Braga: lista de convocados


Guarda-redes - Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas - Pedro Costa, Kaká, Orlando e Vítor Vinha;
Médios - Paulo Sérgio, Pavlovic, Nuno Piloto, NDoye, Cris e Tiero;
Avançados - Miguel Pedro, Lito, Joeano, Gyano, Ivanildo e Hélder Barbosa.

O jogo assinala um interessante conjunto de reencontros, já que Roberto Brum regressa a Coimbra, de onde se transferiu no final da época passada, tal como o treinador Manuel Machado, este que já esta época orientou as primeiras jornadas da Briosa. Por outro lado, o lateral Pedro Costa, reencontra a sua ex equipa, onde alinhou durante várias épocas.
Todos ao estádio apoiar a mágica Briosa!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Pedrinho já se treina esta Quinta-Feira. Sarmento cedido ao Varzim.



Pedrinho, jogador que a Briosa tinha adquirido e posteriormente emprestado ao SC Varzim, treina-se com a Briosa já a partir de amanhã. Sarmento, por outro lado, foi cedido ao clube da Póvoa Sarmento, também defesa/médio direito.
Passo a citar o site oficial da Académica/OAF: "Pedrinho, lateral/médio-direito que a Académica contratou, no início da presente época, por quatro temporadas, e cedeu, temporariamente, ao Varzim, treina esta quinta-feira pela primeira vez às ordens do treinador Domingos Paciência.
O jogador, eleito pelos treinadores da Liga Vitalis, como o melhor lateral-direito da primeira volta deste campeonato, mostra-se entusiasmado por antecipar o ingresso na Briosa e promete dar o máximo para não defraudar as expectativas.
«Estou muito entusiasmado e quero mostrar trabalho. Sou mais um para ajudar a equipa», referiu ao site oficial.
Sobre a Académica, o jogador diz tratar-se de um «histórico do futebol português, com uma organização de fazer inveja a muitos clubes». «Prometo dar o máximo pelo clube», conclui."

O Fórum de transferências deste blog continua aberto, para aí se discutirem todas as ideias em relação ao assunto.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Feliz 2008!



O blog academicaemdia85 deseja a todos os visitantes um grande ano de 2008, cheio de coisas boas, e, claro, cheio de vitórias da nossa briosa :)