sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Hélder Barbosa abandona Académica e regressa ao FC Porto

Domingos Paciência não pareceu nada preocupado com o regresso de Hélder Barbosa ao F. C. Porto, numa antecipação do final do empréstimo que, recorde-se, terminaria no final da época. A razão compreende-se já que, em rigor, Hélder Barbosa só agarrou a titularidade nos últimos três encontros, embora tenha rubricado exibições de grande nível.
«Se calhar, também não estava preparado para perder o NDoye mas ele foi para a CAN. Há jogadores que hoje estão melhor do que há dois meses, quando não estavam tão bem. Tenho um grupo de atletas em que a qualquer momento qualquer um deles pode estar a jogar e bem. Basta falar-vos de dois ou três nomes para me dizerem que, há dois meses, não jogavam: Tiero e Cris, por exemplo. Mas são jogadores que atravessam actualmente fases boas, como o Hélder.»
O técnico reconhece, no entanto, que o internacional sub-21 vai fazer falta à equipa. «Se ele sair, o plantel fica, como é lógico, mais pobre, porque se trata de um jogador de qualidade. Se o F.C. Porto o quer de volta é porque vê nele qualidades. Basta analisar os últimos jogos para perceber que teve influência nos resultados. Neste momento, é uma peça fundamental. Agora, o que eu quero dizer é que temos, no imediato, soluções, como o Joeano ou o Gyano. Eu gosto de aproveitar os momentos em que sinto que os jogadores estão bem, estão confiantes, para os pôr a jogar e nos ajudarem com vitórias», argumentou.
Quanto aos reforços, apenas uma confirmação. «Neste momento, não há nada de concreto. A única situação que existe, até já do vosso conhecimento, é do Irineu. Já fez exames médicos e vai ser jogador da Académica. Os outros processos ficarão resolvidos, em princípio, na próxima semana. Castanheira? É uma das possibilidades», referiu, admitindo ainda a hipótese de recrutar um número 10, além de um lateral-esquerdo e de um avançado que, ao abrigo do acordo com os campeões nacionais para o regresso de Hélder Barbosa, será Edgar: «É um bom jogador, que neste momento não está a jogar. Fez uma boa época no ano passado no Beira Mar. Portanto, é um atleta bem referenciado e, se vier para aqui para nos ajudar, é bem-vindo.»
O blog ACADEMICAEMDIA deseja ao Hélder Barbosa as maiores felicidades para a sua carreira.