quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mancha Negra e Briosa tentam acordo


Quem se deslocou ao estádio José Gomes, na Reboleira, foi surpreendido pela tarja exibida pela Mancha Negra. Ao contrário do habitual nestes 23 anos de existência, não se tratava de uma qualquer expressão de apoio aos jogadores ou ao clube da cidade do Mondego. Essas não foram vistas na Amadora…
A frase que surgiu em letras garrafais: “Podem querer tirar-
-nos tudo menos o Amor à Briosa”, tinha como alvo directo a direcção dos “capas negras”.
E a razão prende-se com as alterações que o elenco presidido por José Eduardo Simões pretende efectuar ao “protocolo” estabelecido entre o clube e a falange de apoio.
A principal passa pelo valor a despender pela revalidação do bilhete de época, com a direcção a pretender que os membros da claque paguem praticamente o mesmo que os restantes associados.
«Os sócios da Mancha também são associados da Académica. Mas têm especificidades diferentes. Para além de serem estudantes, muitos acompanham a equipa também nas deslocações. Hoje em dia os jovens não têm grande poder de compra, pelo que se não houver um apoio é complicado que possam ir aos estádios e apoiar a Briosa. O futebol é caro», frisou João Paulo Fernandes, responsável da claque.
O “grito de alerta”, justificado «pela necessidade de marcar uma posição», teve os seus efeitos e o certo é que as duas direcções já se reuniram, procurando estabelecer um princípio de entendimento. A reunião registou alguns avanços, mas o acordo ainda não está estabelecido.
«Entendemos que se tenham de rever os valores estabelecidos na AG de Setembro de 2003, onde se definiu que os sócios da Mancha Negra, teriam de pagar 2,5 euros de custos administrativos para revalidar os cartões de época. Também compreendemos que os nossos acordos com a TBZ, devido à revisão do acordo entre a Académica e aquela empresa, tenham sido suspensos. Mas tem de haver diálogo. Estamos todos com e pela Briosa, pelo que acredito que conseguiremos chegar a um entendimento», asseverou João Paulo Fernandes, que ainda assim deixou claro que um novo acordo pressupõe igualmente a aprovação pelos sócios, em nova Assembleia-Geral.

Claque presente no domingo?


Com o aproximar do jogo com o Rio Ave, o primeiro da Briosa em casa na nova época, começam a levantar-se interrogações em torno da presença da claque. João Paulo Fernandes deixa bem claro que os membros da Mancha «vão sempre apoiar a equipa», mas tal não significa que se apresentem de forma organizada.
«Ainda faltam alguns dias e a vontade é que se resolva a questão. Não sei se será a tempo do embate com o Rio Ave, mas depois teremos uma pausa no campeonato e então certamente haverá tempo para definir tudo. Se vamos marcar presença no domingo? Vamos apoiar a equipa, agora se será enquanto claque, tudo dependerá da forma como correrem as coisas até lá. As pessoas têm é de saber se querem uma claque mais ou menos forte. Naturalmente que se as condições forem vantajosas conseguiremos mais facilmente levar público ao estádio», concluiu o dirigente da maior falange de apoio dos “capas negras.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Rui Costa no Académica - Rio Ave


Rui Costa, de 32 anos e pertencente à Associação de Futebol do Porto, foi o árbitro nomeado pela Liga para o jogo da nossa Briosa do próximo Domingo, pelas 16h, no Estádio Cidade de Coimbra. Este juíz terá como árbitros assistentes Serafim Nogueira e Tiago Leandro.

Diogo Gomes por 2 anos


Chegou um novo reforço à nossa Briosa. Tem 22 anos e é Brasileiro, mas já passou pelo futebol portugês. No site oficial, pode ler-se:

"O médio esquerdo brasileiro Diogo Gomes, que já representou a equipa B do FC Porto, assinou, esta terça-feira, contrato com a Académica, válido para as próximas duas temporadas.

Em declarações ao site oficial, Diogo Gomes manifestou-se «muito feliz por ter vindo para a Académica». «Agradeço ao clube e ao mister Domingos a oportunidade de regressar ao futebol português», explicou.

O jovem médio, que envergará a camisola 85, mostrou-se esperançado em ajudar a equipa da melhor maneira possível e deixou a promessa: «Vou trabalhar bastante para ajudar a alcançar todos os nossos objectivos».

Natural de Curitiba (Paraná, Brasil), Diogo Gomes tem 22 anos, mede 1,83 m e tem 76 kg. No seu currículo constam três anos ao serviço da equipa B do FC Porto (2003 a 2006). Ainda em 2006, regressou ao Brasil, onde alinhou pelo Coritiba e, posteriormente, pelo J. Malucelli."

Embora este jogador seja desconhecido para quase todos, o certo é que Domingos Paciência já conhecerá bem o jogador, uma vez que amobos já se cruzaram no FC Porto.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Estrela - Académica, 1-0
Briosa irreconhecível


A nossa Briosa entrou hoje com o pé esquerdo na Liga Sagres, ao perder 1-0 na deslocação à Amadora.

Celsinho deu a vitória à equipa da casa aos 57 minutos, ao empurrar a bola para dentro das redes de Peskovic, após boa jogada de Jardel, numa partida que serviu para apresentar Silvestre Varela como o mais recente reforço do Estrela da Amadora.

Lito Vidigal, novo técnico dos "tricolores", teve a melhor estreia como treinador no escalão máximo do futebol português, apesar de a primeira parte ter-se disputado em ritmo lento, com a Académica adormecida e o sinal mais a pertencer aos anfitriões.

Pertenceram ao Estrela da Amadora os poucos lances de perigo, com destaque para o falhanço de Rui Varela (28 minutos), que, à "boca" da baliza, rematou ao lado, e para o remate de Goianira, no último minuto, após boa jogada de Celsinho na direita, que saiu muito perto do poste de Peskovic.

Ao abrir a segunda parte, o Estrela teve a melhor oportunidade para inaugurar o marcador e colocar-se em vantagem, por intermédio de Celsinho, que, aos 51 minutos, disputou a bola com Peskovic, mas o guardião dos visitantes levou a melhor.

O brasileiro concretizou a ameaça seis minutos depois, aos 57, colocando os "tricolores" em vantagem: Jardel, após roubo de bola já no meio campo da Académica, conduziu a jogada até à entrada da grande área, assistindo Celsinho, com um "chapéu" sobre Peskovic, e o brasileiro só teve que empurrar.

Aos 74 minutos, quando tudo levava a crer que o Estrela da Amadora ampliaria a vantagem, Marco Paulo rematou à trave da baliza dos "estudantes", mas os locais seguraram o magro 1-0 até ao fim e estrearam-se com uma vitória na Liga.

Resta trabalhar para Domingo conseguirmos vencer o Rio Ave, no ECC.

sábado, 23 de agosto de 2008

Estrela da Amadora - Académica: Convocados


O técnico da Académica, Domingos Paciência, convocou os 19 jogadores disponíveis para a partida de domingo frente ao Estrela da Amadora na Reboleira.

Com cinco ausências forçadas (Pedro Roma, Pedro Costa e Markus Berger por lesão e Edson e Garcés por falta do certificado internacional), Domingos já pode contar com Peskovic, Madej e Nuno Piloto.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Peskovic e Rui Nereu.

Defesas: Pedrinho, Orlando, Luiz Nunes, Gonçalo e Cléber.

Médios: Pavlovic, Nuno Piloto, Carlos Aguiar, Cris, Tiero, André Fontes e Madej.

Avançados: Miguel Pedro, Lito, Sougou, Éder e Licá.

Portugal enche-se de orgulho

Finalmente, Portugal obtém uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Depois da prata de Vanessa Fernandes, Nélson Évora cantou o Hino Nacional no "ninho de pássaro". Um feito para recordar e que nos deve encher de orgulho. Parabéns, Nélson!




terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vasco Santos é o árbitro


Vasco Santos, de 32 anos e filiado na Associação de Futebol do Porto (AFP), foi o árbitro nomeado pela Liga de Clubes para dirigir o Estrela da Amadora - Académica do próximo Domingo, às 16h.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Académica empata


Depois de um breve período de descanso, o Academica em Dia 85 volta à actividade. Fico feliz por o meu desejo ter sido cumprido, ou seja, a vinda oficial do Garcés.

Ontem, a Académica empatou a 1 com o Freamunde, a contar para a Taça da Liga. Defrontando uma equipa da segunda muito bem organizada, a Académica sentiu muitas dificuldades para impor o seu jogo, principalmente devido à ausência de Nuno Piloto. Na primeira parte, ainda se chegou a gritar golo no ECC, mas a bola embateu no poste da baliza Freamundense. Já no final do encontro, a equipa do Norte chegou á vantagem, mas logo de seguida, e já nos descontos, a Briosa restabeleceu a igualdade através de Sougou. O melhor da Briosa foi Pavlovic, que fez cortes importantes e criou algumas situações de superioridade.

Destaque ainda a forte deslocação dos adeptos do Freamunde, que eram cerca de 200 (no estádio estavam no total cerca de 1500 pessoas), e para a enorme desorganização na venda de bilhetes, onte estavam apenas 2 funcionários para pagamento de cotas, venda de bilhetes para sócios da Briosa e do Freamunde.

Para finalizar, resta referir que a Briosa tinha 8 indisponíveis para este encontro, e alguns deles iram entrar de caras no onze. Eu acredito que este ano vamos à Europa. Mas no fim veremos ;D

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Academica em Dia 85 entra em férias

Durante a última semana, em que a Briosa até ganhou, juntamente como Beira Mar e o Nacional o Torneio Legea (!), depois de um empate a zeros com a equipa da Madeirao, o blog Academica em Dia 85, esteve algo parado. Tal facto deve-se ao período de férias. Durante a próxima semana, este blog irá estar completamente parado, devido à minha total indisponibilidade. Vou de férias, com a minha Académica no coração. Fica aqui o meu pedido de desculpas.

PS. Quando voltar, espero que o Garcés já tenha assinado.

- Saudações Académicas