sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Académica confima rescisão com Litos. Joeano pode sair.

O site oficial da Académica, anunciou que o clube e o veterano jogador Litos chegaram a acordo para a rescisão do contrato do altleta. A ditrecção da Briosa aproveita ainda para desejar as maiores felicidades a Litos para a sua carreira.
Quanto ao mercado de Inverno, ainda não existem contratações. Na comunicação social, diz-se que o ponta de lança do FC Porto Edgar pode vir para a Briosa por empréstimo até ao final da temporada. Por outro lado, fala- se da saída do brasileiro Joeano. Alemão, lateral-esquerdo que se encontrava à experiência, não agradou a Domingos, pelo que não vai ficar no plantel academista.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Feliz Natal


O blog Academicaemdia deseja a todos os seus cibernautas um santo e feliz Natal.
Saudações academistas. :)

Litos vai rescindir



Segundo o diário online maisfutebol.pt, o central Litos, vai abandonar a Académica já no próximo período de transferências, em Janeiro.
O jogador vai sair da Briosa, antecipando em seis meses o final do contrato que assinou com os estudantes no Verão de 2006, vindo do Málaga. O facto de não jogar regularmente, levou o veterano jogador (33 anos) a pedir para sair, até porque já terá um clube estrangeiro interessado nos seus serviços.
"Fiz uma análise da situação e optei por aquilo que será melhor para mim. Neste caso, seguir o meu caminho. Chegámos a acordo e, nos próximos dias, possivelmente já nesta quinta-feira, vou assinar a rescisão", revelou Litos ao Maisfutebol.
A Académica não se opôs à vontade do atleta até porque isso permitirá poupar nos salários. Sem perder tempo, a Briosa já estará, também, no mercado à procura de um substituto, dentro do plano de reestruturação do plantel traçado por Domingos Paciência.
Para já, apenas o ingresso de Pedrinho (Varzim) está confirmado, mas tudo indica que a reabertura do mercado será muito movimentada em Coimbra, tanto ao nível das entradas, como das saídas.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Briosa alcança a segunda vitória consecutiva

Estádio Municipal José Bento Pessoa, Figueira da Foz
Assistência: 3.147 espectadores
Árbitro: João Vilas-Boas

Pela primeira vez esta época, a Académica obteve dois triunfos consecutivos e, mais do que isso, manteve a tradição de ir ganhar à Figueira.
Foi dia de festa na Figueira. Desde que a Naval ascendeu à liga principal, os confrontos com os vizinhos de Coimbra redobraram de significado e este, mais uma vez, não fugiu à regra. A partida deu sinais de ser especial logo nas bancadas, onde os 3147 espectadores presentes ajudaram a estabelecer o recorde de assistência em jogos da Naval que não fora da órbita dos três grandes.
A boa presença de público ficou a dever-se, também, à oferta de bilhetes aos pescadores da cidade que, por comemorarem o seu dia, foram convidados a dar outro colorido às bancadas. Até o ministro da Agricultura, Jaime Silva, esteve entre os convidados. A melhor faina, essa, pertenceu mesmo aos de Coimbra.
No relvado, as equipas sentiram o peso da responsabilidade. Entregaram-se com grande concentração ao jogo e viu-se, claramente, que nenhuma queria perder. O equilíbrio táctico da primeira parte foi disso fiel exemplo, com a Académica, sobretudo, bem posicionada no terreno e a jogar no erro do adversário.
A Naval, como lhe competia, pegou no jogo, tentou usar vários abre-latas, mas os «estudantes» não deram hipóteses. Os lances de perigo na primeira parte resumiram-se praticamente a um livre de Tiero, ao lado, e a uma tentativa de canto directo de Hélder Barbosa. De resto, alguns remates e tentativas de bombardear a área de Pedro Roma por parte dos donos da casa, mas total ineficácia atacante.
As ameaças da Briosa concretizaram-se no dealbar da segunda parte. Uma jogada de ataque rápido, com o meio-campo navalista descompensado (Godemèche já tinha saído para a entrada de Davide), a bola chega até Hélder Barbosa, que vai à linha e cruza direitinho para o pé direito de Cris. Os centrais da casa ficaram para trás, surpreendidos pela velocidade do jovem extremo, e o antigo jogador do Feirense só teve de encostar para marcar pelo segundo jogo consecutivo.
A Naval acusou claramente o golo, que teve o efeito contrário na Académica: os jogadores de Domingos Paciência assentaram o seu jogo, passaram a trocar mais a bola e isso tirou toda a iniciativa aos donos da casa. Que, ainda assim, foram fazendo pela vida e até proporcionaram a Pedro Roma a defesa da noite.Os últimos instantes foram marcados pela resistência forasteira ao último assaltado navalista e também pela lesão do protagonista da partida, Cris, que sentiu o mel e o fel numa só noite.
Destaque, ainda para os numerosos adeptos da Briosa que se deslocaram à Figueira, em especial a Mancha Negra. A massa adepta estava de igual para igual. Notável.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Naval - Académica - lista de convocados



Guarda-redes - Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas - Nuno Piloto, Kaká, Litos, Orlando e Vítor Vinha;
Médios - Paulo Sérgio, Pavlovic, Fofana, Tiero e Cris;
Avançados - Ivanildo, Miguel Pedro, Lito, Joeano, Gyano e Hélder Barbosa.

Pedro Costa contraiu uma lesão de última hora (dor ciática), o que constitui uma importante perda para o jogo de amanha frente à Naval (18h).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

NDoye pré-convocado para a CAN



Dois jogadores que actuam na Liga portuguesa estão incluídos na pré-convocatória do Senegal para a Taça das Nações Africanas. Ndoye, atleta da Briosa e Sougou (U. Leiria) estão nos 38 eleitos do seleccionador, o polaco Henri Kazperczak. Caso o senegalês da Académica seja incluído na lista final de convocados, o plantel ficava sem um importante jogador, que esta época se tem destacado pela positiva, principalmente após a chegada do técnico Domingos Paciência.
NDoye está, contudo, impedido de dar o seu contributo á equipa no próximo Sábado, frente à equipa da Naval, uma vez que se encontre lesionado, com uma microrrotura.

Número 10 e lateral-esquerdo à experiência

Mademba e Alemão já chegaram a Coimbra. Depois de Domingos Paciência ter anunciado, na semana passada, a entrada em força da Académica no mercado de Inverno (há cinco vagas para preencher), ai estão os primeiros candidatos a futuros jogadores da Briosa: o médio-ofensivo senegalês Mademba Diaw, mas conhecido por Kibily, e o lateral-esquerdo brasileiro, Alemão.
O primeiro, internacional olímpico pelo seu país e companheiro do ex-académico Dame NDoye no Jeanne D´Arc, onde ambos jogaram, vem rotulado de número 10, precisamente uma das posições carenciados nos "estudantes", desde a saída de Filipe Teixeira. Mademba começou a treinar-se com o plantel da Académica nesta terça-feira e irá manter-se em testes pelo menos durante uma semana.
Já o segundo, cujo verdadeiro nome é Davidson Ferreira Santos, tem 26 anos e chega do América de Minas Gerais (Belo Horizonte), tendo ainda no seu currículo passagens pelo Atlético de Minas, Corinthians, Rio Claro e Ituiutaba. Já pernoitou em Coimbra e deverá começar a trabalhar nesta quarta-feira de manhã sob as ordens de Domingos Paciência.

Todos à Figueira!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Briosa vence o Nacional por 1-0


Estádio Cidade de Coimbra - 4.109 espectadores

Árbitro: Lucílio Batista, da AF de Setúbal

Precisamente três meses depois a única vitória até agora da Briosa, os comandados de Domingos Paciência voltaram a somar três pontos. Um golo solitário de Cris, já perto do final, permitiu aos estudantes sair da linha de água e respirar um pouco melhor, em vésperas de festa natalícia. O resultado, aceita-se, pela insistência dos estudantes, que nunca baixaram os braços, embora, com excepção desse lance, tenham passado toda a partida com grande dificuldades na finalização.
A Académica mostrou estar claramente ciente da sua situação na tabela e da importância de ganhar a um adversário directo e soube colocar essa preocupação toda em campo desde muito cedo. A opção de Domingos Paciência em, mais uma vez, alterar a equipa (quatro jogadores em relação ao último onze, na Luz, para a Taça), até nem será criticável, nem tão pouco a mudança de figurino táctico, com a aposta em dois homens rápidos na frente (Lito e Hélder Barbosa, finalmente titular!) em detrimento do amorfo Joeano.
O problema é que à mobilidade pretendida, que resultou em pleno, faltou aquele condimento que faz toda a diferença. Diga-se, a bem da verdade, que Pedro Roma teve pouco que fazer - afinal não é por acaso que o Nacional tem um dos ataques mais improdutivos da Liga - , mas a obrigação pertencia toda à equipa da casa.
A verdade é que os madeirenses, baseados num bloco central muito forte (os trincos Cléber e Ávalos, mais os centrais Ricardo Fernandes e Cardozo), foram dando conta das encomendas e, depois de uma primeira parte de estudo, mostraram mais argumentos na segunda metade. Desta feita em contra-ataque, aproveitando o balanceamento natural da Académica, os insulares resolveram dar um pouco mais de trabalho a Pedro Roma, mormente através de Juliano.O empertigamento nacionalista durou pouco porque, a partida do meio da segunda parte, os donos da casa pegaram definitivamente no jogo e deram-lhe um sentido único: a baliza de Benaglio. É verdade que nem sempre escolheram a melhor forma para tentar chegar ao golo, mas aqueles três pontos que pareceram cair do céu directamente para a cabeça de Cris foram merecidos pela insistência e querer da equipa, que nunca se desviou do seu objectivo.
A mágica Briosa deu um pontapé na crise, saindo da linha de água, estando agora a dois pontos desta.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Académica - Nacional - Lista de convocados




Guarda-redes -
Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas - Pedro Costa, Kaká, Litos, Orlando e Vítor Vinha;
Médios - Nuno Piloto, Paulo Sérgio, Pavlovic, Tiero e Cris;
Avançados - Ivanildo, Miguel Pedro, Lito, Joeano, Gyano e Hélder Barbosa.

Académica - Nacional - 16h, no Estádio Cidade de Coimbra

Academia Dolce Vita inaugurada



A Académica inaugurou neste sábado a sua academia de futebol - a qual recebeu o nome do patrocinador principal do clube de Coimbra (Dolce Vita), que estará também nas camisolas da equipa até 2011- , numa cerimónia presidida por Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, e Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes.
Na ocasião, propícia a discursos inflamados, José Eduardo Simões enalteceu mais uma vez a intrigada obra de engenharia financeira que permitiu erguer a estrutura praticamente sem apoios do Estado.
Quem não gostou da observação foi Laurentino Dias que assegurou nunca ter tido sobre a sua mesa de trabalho qualquer pedido de financiamento da parte dos «estudantes», nem o seu antecessor, o próprio Hermínio Loureiro, ali presente.
Aquilo que o responsável pela pasta do Desporto assegurou foi a disponibilidade para dar, no mínimo, a mesma atenção à Briosa que lhe merecem outros clubes de grande expressão, já que há, ainda, alguns trabalhos de conclusão, por fazer. «Não posso esquecer que vesti esta camisola durante 5 anos», reconheceu Laurentino Dias.
A Academia Dolce Vita, que recebeu cerca de 1,5 milhões de euros de investimento por parte da conhecida cadeia de centro comerciais, possui um campo relvado, onde já decorrem os treinos da equipa principal, balneários, dois relvados sintéticos, também já em utilização, e um edifício, hoje inaugurado, com um total de 2 400 metros quadrados. Nele, ficará toda a estrutura do futebol, da formação aos profissionais, o departamento médico e o administrativo, uma lavandaria, rouparia, diversas salas de reunião, de imprensa e gabinetes, bem como um andar com 20 quartos duplos.
A intenção dos responsáveis académicos, como o próprio José Eduardo Simões fez questão de salientar, é rendibilizar o espaço, através, nomeadamente, da prestação de serviços exteriores de medicina desportiva, fisioterapia e na área da reabilitação física, recorrendo aos profissionais da área ligados à Académica. A cedência da academia a equipas profissionais para a realização de estágios e a empresas para eventos é outra das apostas dos «estudantes».

sábado, 15 de dezembro de 2007

Tiero apto para o Nacional


O médio William Tiero voltou na manhã desta quinta-feira a treinar-se sem limitações depois de ter iniciado a semana condicionado devido à contratura que o impediu, de resto, de ser convocado para o último encontro da Académica, na Luz, a contar para a Taça de Portugal.
O regresso do ganês, tal como era previsível, é uma boa noticia para Domingos Paciência, já que NDoye irá falhar a próxima partida, com o Nacional, por força da microrrotura que sofreu no jogo com o Benfica.
Afastado da preparação e, muito provavelmente do jogo com os madeirenses, estará novamente o guarda-redes Ricardo, que sofreu um traumatismo precisamente na zona (abdómen) onde se lesionou há quase três semanas, frente ao Benfica, e não esteve no treino de hoje, para fazer tratamento específico. Também Vouho continua fora dos trabalhos, mas ainda é possível que consiga recuperar atempadamente.
Recorde- se que o jogo frente aos madeirenses disputa- se no próximo Domingo, no Estádio Cidade de Coimbra, às 16h. Todos ao estádio apoiar a Briosa!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

NDoye não defronta o Nacional



O departamento clínico da Académica reavaliou esta Terça-Feira Ousmane NDoye, que tinha saído durante a segunda parte do jogo na Luz, frente ao Benfica, a contar para a IV eliminatória da Taça de Portugal, após marcar um golo de belo efeito a Butt. NDoye padece de uma microrrotura, que o obrigará a falhar, pelo menos, o jogo com o Nacional da Madeira no próximo Domingo (16h). O jogador oriundo do Senegal, poderá, no entanto, falhar também os próximos jogos, incluindo o derby regional, com a Naval.
Markus Berger e Sarmento também se encontram lesionados, ambos com regresso marcado apenas para 2008. Por outro lado, Vouho e Tiero estão bem encaminhados para a recuperação, para assim poderem ser opção para Domingos no próximo jogo. Ricardo já está recuperado. A grande dúvida agora passa por saber quem irá ficar com a baliza, já que Domingos Paciência passou novamente a ter todos os guardiães disponíveis...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Mancha Negra solidária


A Mancha Negra, claque da Académica está a organizar uma campanha de recolha de roupas e brinquedos para este Natal. Para contribuir para esta (boa) causa, entregue os seus donativos no Estádio Cidade de Coimbra, no próximo Domingo, junto à porta VIP e também na porta 6A (bancada nascente). "Vamos todos contribuir para um Natal mais feliz."

Para o ano há mais

Estádio da Luz - 11.516 espectadores

Frio. Como o tempo. Como as bancadas. Foi sem grande calor que o Benfica avançou para a quinta eliminatória da Taça de Portugal, depois de ter eliminado a Académica (3-1). A equipa encarnada chegou aos dois golos de vantagem quase sem aquecer mas depois permitiu a reacção da Briosa e ainda passou por alguns sustos, até que veio o calmante.
O início da partida foi pautado pela monotonia. Por força do frio, da escassez de público ou até da competição em causa, os primeiros minutos foram disputados em ritmo de passeio.
Com Rui Costa sentado no banco e a Académica a colocar todos os jogadores atrás do meio-campo quanto não tinha a bola, o Benfica sentia dificuldades para construir jogadas de ataque. A equipa encarnada tentava contornar o obstáculo através de passes compridos de Luisão e Edcarlos para as alas, mas sem grandes resultados práticos. E à falta de melhor, lá vieram as bolas paradas para resolver a questão.
Estavam cumpridos nove minutos quando Di Maria cobrou um canto da esquerda e Edcarlos atirou ao poste. Estava deixado o aviso para o que aconteceria a cinco minutos do intervalo. Mudaram os intervenientes e, acima de tudo, o desfecho. Nuno Assis apontou o canto e Luisão foi mais feliz do que tinha sido o seu compatriota e companheiro de defesa. O número quatro encarnado inaugurava o marcador e confirmava uma tendência para marcar à Académica. Em doze golos marcados de águia ao peito, este foi o quarto sofrido pela Briosa.
Por esta altura já o jogo estava mais mexido e o tento de Luisão acabou por despertar a Académica. Nos minutos seguintes a equipa de Domingos Paciência subiu um pouco mais no terreno, à procura do empate, mas acabou por provar o próprio veneno (leia-se contra-ataque). Estávamos no último minuto da etapa inicial quando Léo pegou na bola na defesa, caminhou alguns metros com ela controlada e depois de uma tabela com Nuno Gomes isolou Cardozo, que não teve problemas para bater Pedro Roma pela segunda vez.
Ao intervalo Domingos Paciência trocou o trinco Paulo Sérgio por Ivanildo e não demorou muito a colher frutos. Com apenas oito minutos cumpridos no reatamento NDoye rematou de muito longe e beneficiou do excesso de confiança de Butt para reduzir a diferença. Grande golo do Senegalês, a fazer lembrar os tentos apontados pelo seu irmão Dame que o ano passado jogava na mágica Briosa.
O Benfica, que já antes tinha perdido Léo por lesão (entrou Luís Filipe aos 48m), acusou o golo e não escondeu alguma intranquilidade posterior. A Académica galvanizou-se e teve depois duas soberanas oportunidades para empatar. Primeiro foi um cabeceamento de Joeano defendido por Butt (56m) e depois, mais perto ainda, com um remate de Hélder Barbosa ao poste (65m).
Domingos acreditava cada vez mais que a sua equipa podia igualar a partida e decidiu trocar Joeano e NDoye por Gyano e Miguel Pedro. Camacho respondeu com Adu, que mais uma vez esteve perto de marcar na primeira vez que tocou na bola, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste (76m).
Mas mesmo após a entrada do norte-americano o Benfica parecia não querer abandonar a onda de intranquilidade adquirida a seguir ao golo de NDoye. A Académica rondava muitas vezes a área e Butt ainda teve que se aplicar em alguns lances.
O Benfica não precisava de um estímulo (que seria Adu), mas sim de um calmante, que chegou a quatro minutos do fim. Nuno Gomes cruzou da direita e encontrou Cardozo solto no coração da área, que finalizou de cabeça perante a apatia da defesa academista.
É caso para dizer: para o ano há mais...

sábado, 8 de dezembro de 2007

Benfica - Académica: lista de convocados




Guarda-redes -
Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas - Nuno Piloto, Kaká, Litos, Orlando, Pedro Costa e Vítor Vinha;
Médios - Paulo Sérgio, Pavlovic, NDoye, Cris e Fofana;
Avançados - Ivanildo, Miguel Pedro, Lito, Joeano, Gyano e Hélder Barbosa.

Lesionados:
Sarmento, Ricardo, Berger, Vouho e Tiero.


Domingos: "jogo com o Benfica é o ideal para ganhar confiança"


Duas semanas depois a Académica volta a defrontar o Benfica. Desta feita o jogo é na Luz e a contar para a Taça de Portugal, mas Domingos Paciência quer vencer, até porque entende que seria "o jogo ideal para ganhar confiança para a Liga".
Sem lugar a empates este domingo, o técnico da Briosa tem os olhos postos na vitória, até porque assume que "qualquer treinador gostaria de ganhar a Taça", pelo que esse objectivo está também no seu horizonte.
Domingos considera que o Benfica "está cada vez melhor" e acredita que Camacho vai colocar em campo a melhor equipa. Em relação à forma como vai preparar a sua equipa, o técnico da Briosa diz que "não há uma estratégia contra estas equipas". "Há que tentar matar os momentos ofensivos do Benfica e, para isso, precisamos de uma equipa coesa, tranquila e organizada, pois a qualidade dos jogadores do Benfica é grande", frisou.
Todos esperamos que a briosa vença o Benfica, pois já está na altura de a equipa escrever uma página bonita no futebol nacional. "Rumo ao Jamor!"

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Bilhetes mais baratos para a Luz



Para que sejam muitos os associados da Briosa presentes no Estádio da Luz, a direcção do clube decidiu facilitar nos preços dos ingressos, juntando-se à Mancha Negra nesse papel. Assim, os bilhetes à venda no Pavilhão Jorge Anjinho e nas lojas Briosa/TBZ, do estádio e do Dolce Vita, custam apenas 7.5eur.
Vamos todos apoiar a Briosa, porque é nos momentos difíceis que se notam os bons.

Lucas Mareque possível reforço


Não é novidade que a Briosa procura um lateral-esquerdo no mercado de Inverno. O regresso de Lino a Coimbra é quase impossível, pelo que os responsáveis acdemistas têm de procurar outras soluções, para assim colmatarem uma falha no actual plantel à disposição de Domingos Paciência.
O lateral-esquerdo argentino foi emprestado pelo FC Porto ao Independiente, que se prepara para terminar a época, e poderia na Briosa tentar convencer Jesualdo Ferreira que tem valor para integrar o plantel dos Campeões Nacionais. A Académica deverá insistir na sua contratação, a título de empréstimo, até ao final da presente época.
Lembre- se que Pedrinho, do Varzim, integrará o plantel já em Janeiro.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Nestor emprestado



A Académica recebeu uma proposta de um clube sul-americano para emprestar o avançado Nestor Alvarez, jogador há muito afastado das opções técnicas, primeiro por Manuel Machado e, neste momento, também por Domingos Paciência. Esta possibilidade agrada sobremaneira aos "estudantes", já que o jogador, com contrato até 2009, tem-se recusado sistematicamente a rescindir contrato.
Já para o avançado colombiano, seria uma boa opção para relançar a carreira, depois de, no início desta época, ter visto gorado o empréstimo a um emblema sul-coreano, devido a uma mudança de comando técnico na equipa asiática.Nestor Alvarez regressou na última segunda-feira do seu país, onde passou as últimas semanas a tratar de assuntos particulares e irá continuar ocupado nos próximos dias com questões burocráticas, relacionadas com a renovação do seu visto de permanência em Portugal. O empréstimo só deverá ficar acertado depois do jogo com o Benfica, a contar para a Taça, no próximo domingo.

Ricardo, Berger e Sarmento não defrontam o Benfica

A Académica retomou nesta terça-feira os treinos depois da derrota com o Guimarães e tem já no horizonte o encontro do próximo domingo, na Luz, a contar para a Taça de Portugal.
Nessa partida, Domingos Paciência já sabe que não poderá contar com Ricardo, Berger e Sarmento todos lesionados. Deste trio, apenas o primeiro terá hipóteses de regressar à competição ainda este ano.
Antes do início da sessão, Domingos Paciência reuniu o plantel para dissecar as causas de mais um revés. Lito e Pedro Costa foram, depois, poupados aos treinos devido a pequenos toques sofridos durante o encontro.