domingo, 7 de dezembro de 2008

Académica de regresso às vitórias


A vitória desta noite da Académica traz boas notícias para os estudantes. O ciclo hiper-negativo que se arrastava desde a terceira jornada conheceu o seu fim. Há mais de dois meses que a equipa de Domingos Paciência não vencia, mas o golo de Orlando, aos 88 minutos, desempatou uma peleja que tudo tinha para terminar igualada. O Paços vinha de três bons resultados mas regressa à Mata Real de mãos a abanar. 76 dias depois, a Académica volta a deliciar-se com o doce sabor da conquista.

Vamos às más notícias. A partida no Cidade de Coimbra foi fraca. Em grande medida por culpa dos homens da casa, que marcaram bem cedo por Lito e depois raramente souberam encontrar a fórmula correcta para gerir esta vantagem. Demonstraram pouca qualidade na posse bola - ao contrário do demonstrado no Estádio do Dragão, por exemplo -, mobilidade escassa nos quatro homens do meio-campo e pouca predisposição para praticar um futebol assumidamente de ataque.

E se na primeira parte ainda aguentaram a melhoria gradual do P. Ferreira, no início da etapa complementar a quebra foi notória e podia ter saído bem cara aos estudantes. Após algumas tentativas, os castores empataram pelo incontornável William, que já leva oito golos na Liga e reparte a condição de melhor marcador com Nené (Nacional), mas nos instantes finais acabaram por largar o ponto que pareciam ter garantido. Mérito para o cruzamento de Cris e respectiva resposta de Orlando com a cabeça.

No início da segunda parte, Paulo Sérgio abdicou de um médio, colocou Carlos Carneiro ao lado de William, Ferreira bem aberto na direita, com Cristiano do outro lado. Foi premiado com o golo do empate.

Mesmo com o marcador equilibrado, o Paços manteve alguma superioridade mas, repentinamente, soçobrou ao bom final de jogo da Académica. Já com Tiero em campo, a Briosa partiu para um excelentes quarto-de-hora derradeiro, ameaçou em dois ou três lances e marcou aos 88 minutos.

Este triunfo, essencialmente, devolve alguma tranquilidade à equipa de Domingos Paciência. Sem fazer um grande jogo, longe disso, a Académica compensou grandes irregularidades no seu funcionamento com uma alma do tamanho do Fado. Estes três pontos na carteira forçam a equipa a jogar mais e melhor. Por esta noite, no entanto, o conjunto do centro do país está de parabéns, mesmo julgando que o empate seria o mais justo dos epílogos.