domingo, 30 de março de 2008

Estrela da Amadora - Académica, 3 - 1. O naufrágio.



Estádio José Gomes, Amadora

Assistência: cerca de 1000 espectadores

Árbitro: Paulo Costa

Assistentes: João Santos e Nuno Manso

4º árbitro: João Lamares


O E. Amadora venceu este sábado a Académica por 3-1 e a equipa da Reboleira subiu mais um pouco (que até é bem significativo) na classificação, no que respeita à luta pela manutenção.
A Académica, pelo contrário, perdeu com a equipa imediatamente acima de si na tabela, mas, além disso, fica à mercê dos outros três intervenientes nesta luta; incluindo o P. Ferreira, que tem possibilidades de deixar o penúltimo lugar para a equipa de Coimbra.
As diferenças entre as equipas que se defrontaram esta tarde é agora bastante, depois de um jogo que até começou de forma muito dividida; e também lenta. O primeiro "safanão" foi dado pela equipa da casa e Anselmo não perdoou a segunda ocasião que teve em dois minutos.
Pouco depois do primeiro quarto de hora estava inaugurado o marcador para dar também início a uma parte inicial que acabou por ficar repleta de episódios, que acabaram por fazer, até, a maior parte da história do jogo.
A Académica conseguiu chegar à igualdade (por intermédio de Lito) pouco depois do golo inaugural aproveitando a má tarde de Nelson, mas, mais do que isso, o jogo foi melhorando e ficando cada vez mais interessante. A expulsão de Vítor Vinha, porém, retirou à Académica os argumentos para colocar esse interesse (que se manteve, não obstante) em planos iguais.
O tal interesse foi mantido em forma de novo golo logo depois da expulsão, mas a luta e a possibilidade (mantida pelos visitantes) de novo empate, mesmo que o Estrela tenha passado a mandar no jogo, deixava ainda muitas incógnitas quando ao desfecho.
Essas dúvidas foram permanecendo na segunda parte, à custa não da mesma agressividade dos dois lados, mas à cautela dos visitados em manter a vantagem e à impotência da Académica em inverter uma tendência comandada por uma adversário em vantagem numérica.Apenas duas ocasiões de golo foram sustendo uma segunda parte que se foi arrastando até que Moreno acabou com as dúvidas que ainda permaneciam fruto de uma vantagem mínima. Mas quando aconteceu o 3-1, o ponto final foi colocado e o Estrela está muito próximo dos 30 pontos que, normalmente, deverão chegar para garantir a manutenção.

De realçar, ainda, que o actual Presidente da Briosa, José Eduardo Simões, viu o jogo da bancada de sócios do Estrela, preterindo assim o camarote presidencial.