domingo, 27 de abril de 2008

Grandes, Grandes, Grandes!! A Briosa obteve a manutenção!

Estádio da Madeira, Madeira
Assistência:
cerca de 2500 espectadores (academistas em bom número)
Árbitro: Vasco Santos


Depois da vitória na Luz por 3-0, a Académica voltou a fazer história, desta vez ao vencer na Choupana, contra o Nacional, pelo mesmo resultado. A três jornadas do fim so campeonato, a Briosa obteve a manutenção a duas jornadas do fim.

A Académica festejou a manutenção este domingo com a primeira vitória na Choupana, e logo por 3-0. O Nacional somou a quarta derrota consecutiva neste final da Liga. Depois de terem chegado a lutar pela Europa, os madeirenses estão em queda. E esta tarde enterraram até as possibilidades de uma ida à Taça Intertoto.

Jokanovic alterou a sua defesa, colocando Felipe Lopes ao lado de Fernando Cardozo e adiantando Ricardo Fernandes para o meio campo, nas funções do castigado Cléber (trinco). Depois, o líder alvinegro deixou Lipatin no banco e apostou em Adriano como ponta-de-lança. Estas mudanças não foram bem assimiladas e isso custou dois golos aos madeirenses, que ainda sonhavam com uma possível ida à Taça Intertoto, mas para tal teriam que vencer a formação dos estudantes.

Domingos apostou na mesma equipa que actuou nas duas últimas jornadas, com proveito durante os primeiros 45 minutos. Apesar de não realizar uma exibição de encher o olho, a turma de Coimbra controlou bem a partida, fechando os caminhos para a sua baliza e sempre que saiu em contra-ataque criou perigo. Depois, com alguma sorte à mistura, abriu o activo. Cris isolou-se e rematou, mas foi Patacas que, de forma infeliz, tocou na bola e a introduziu na sua baliza logo aos 7 minutos.

O calor que se fazia sentia não ajudava em nada à qualidade do jogo. E os locais não acordavam. Só muito timidamente os pupilos de Jokanovic chegavam perto da baliza de Pedro Roma. Adriano também mostrou não estar nos seus dias e por duas vezes não deu sequência a bons cruzamentos de Juliano e Fellype Gabriel.

Assim, ao intervalo, os visitantes venciam de forma justa e com uma verdadeira lição de eficácia, podendo até ter o marcador ser mais dilatado, quando Pedrinho desperdiçou uma boa ocasião aos 26 minutos.

Ao intervalo e a perder por 2-0, Jokanovic nada alterou. Só aos 54 minutos é que o técnico local lançou Fábio Coentrão e Lipatin, retirando os apagados Fellype Gabriel e Edson. Mas estas mudanças em nada mudaram a moleza da equipa. Só num cruzamento-remate de Adriano, aos 57 minutos, é que Pedro Roma viu a sua baliza em perigo, pois a bola bateu na barra.

A formação de Domingos reagiu, com Cris de novo em evidência após uma boa jogada de Lito, mas Felipe Lopes cortou bem para canto o remate de Cris.

Os homens da Choupana nunca mostraram argumentos para superar a concentrada Académica. E assim, foi de forma natural que os estudantes chegaram ao 3-0, após um excelente passe de Luís Aguiar, Edgar, recém entrado, fez o gosto ao pé rematando de primeira. Até ao final, foi gerir e esperar pelo apito final para fazer a festa.

Para o ano, e contra o que muitas pessoas querem, estaremos cá outra vez...