quinta-feira, 24 de abril de 2008

Briosa tenta antecipar jogo com a Naval


A Académica pretende antecipar o jogo com a Naval, da 29ª jornada da BwinLiga, marcado para dia 4 de Maio, devido à realização, nesse domingo, do tradicional cortejo da Queima das Fitas em Coimbra. Os estudantes solicitaram que a partida se realizasse na véspera, sábado, em horário ao critério da Liga, mas estão dependentes dos resultados dos próximos jogos, não só do seu, na Choupana, como do da Naval, em casa com o Boavista, e do Leixões em Leiria.

Os regulamentos, como é sabido, são muito rigorosos em matéria de alteração de datas e horas nas duas últimas rondas do campeonato, não permitindo a realização desencontrada de jogos que possam ter implicação directa nas contas da manutenção, como é o caso.

De acordo com o Comunicado Oficial nº 198/07-08 da Liga de Clubes, a Comissão Executiva só irá analisar e eventualmente autorizar os pedidos de alteração após a conclusão da 28ª jornada, que se disputa no próximo fim-de-semana.

E é por isso que os estudantes não só ficam a torcer por uma derrota do Leixões em Leiria (nesse caso bastar-lhe-á empatar com o Nacional para garantirem a permanência) e, pasme-se, por um triunfo dos rivais da Figueira para também eles assegurarem a manutenção.

Só assim não haverá interferência do derby do Distrito de Coimbra na corrida pela manutenção, pois, de outra forma, afigura-se altamente improvável que a Liga abra uma excepção. Até porque, seguindo os critérios do regulamento, praticamente toda a jornada teria de ser jogada no mesmo dia e à mesma hora.

No treino desta quinta-feira, o destaque foi para o regresso em pleno de Fofana, que não se exercitara na véspera devido a uma infecção num pé, e para a ausência de Cléber Manttuy, confirmando-se a entorse na articulação direita, sofrida na sessão de quarta-feira.

O brasileiro não poderá defrontar o Nacional, no domingo, tal como Pavlovic, Vítor Vinha e Joeano, todos devido a lesões.