domingo, 30 de março de 2008

Eleições abordadas na RUC


Amanha, no programa "Prognósticos", da RUC, pelas 21h, irão ser abordadas as eleições da Académica, do próximo dia 14 de Abril. No referido programa irá ainda passar uma entrevista com Nuno Piloto e oferecidos bilhetes para o Académica - V. Setúbal.
Pode ouvir a emissão da RUC nos 107,9MHz, ou então através da internet, em www.ruc.pt.

Estrela da Amadora - Académica, 3 - 1. O naufrágio.



Estádio José Gomes, Amadora

Assistência: cerca de 1000 espectadores

Árbitro: Paulo Costa

Assistentes: João Santos e Nuno Manso

4º árbitro: João Lamares


O E. Amadora venceu este sábado a Académica por 3-1 e a equipa da Reboleira subiu mais um pouco (que até é bem significativo) na classificação, no que respeita à luta pela manutenção.
A Académica, pelo contrário, perdeu com a equipa imediatamente acima de si na tabela, mas, além disso, fica à mercê dos outros três intervenientes nesta luta; incluindo o P. Ferreira, que tem possibilidades de deixar o penúltimo lugar para a equipa de Coimbra.
As diferenças entre as equipas que se defrontaram esta tarde é agora bastante, depois de um jogo que até começou de forma muito dividida; e também lenta. O primeiro "safanão" foi dado pela equipa da casa e Anselmo não perdoou a segunda ocasião que teve em dois minutos.
Pouco depois do primeiro quarto de hora estava inaugurado o marcador para dar também início a uma parte inicial que acabou por ficar repleta de episódios, que acabaram por fazer, até, a maior parte da história do jogo.
A Académica conseguiu chegar à igualdade (por intermédio de Lito) pouco depois do golo inaugural aproveitando a má tarde de Nelson, mas, mais do que isso, o jogo foi melhorando e ficando cada vez mais interessante. A expulsão de Vítor Vinha, porém, retirou à Académica os argumentos para colocar esse interesse (que se manteve, não obstante) em planos iguais.
O tal interesse foi mantido em forma de novo golo logo depois da expulsão, mas a luta e a possibilidade (mantida pelos visitantes) de novo empate, mesmo que o Estrela tenha passado a mandar no jogo, deixava ainda muitas incógnitas quando ao desfecho.
Essas dúvidas foram permanecendo na segunda parte, à custa não da mesma agressividade dos dois lados, mas à cautela dos visitados em manter a vantagem e à impotência da Académica em inverter uma tendência comandada por uma adversário em vantagem numérica.Apenas duas ocasiões de golo foram sustendo uma segunda parte que se foi arrastando até que Moreno acabou com as dúvidas que ainda permaneciam fruto de uma vantagem mínima. Mas quando aconteceu o 3-1, o ponto final foi colocado e o Estrela está muito próximo dos 30 pontos que, normalmente, deverão chegar para garantir a manutenção.

De realçar, ainda, que o actual Presidente da Briosa, José Eduardo Simões, viu o jogo da bancada de sócios do Estrela, preterindo assim o camarote presidencial.


sexta-feira, 28 de março de 2008

Estrela da Amadora - Académica - Convocados


Os regressos de Pedro Costa e Ricardo são as novidades na lista de convocados de Domingos Paciência para o jogo deste sábado na Reboleira, frente ao E. Amadora, integrado na 24ª jornada da Bwin Liga.

O primeiro, ausente nas últimas semanas, ocupa o lugar deixado em aberto por Pavlovic, de novo lesionado, enquanto o segundo está de volta no âmbito na tradicional rotação do guarda-redes suplente.

Em relação ao jogo com o Belenenses, registam-se as saídas de Rui Nereu e do já citado Pavlovic. Cléber, Fofana e o ainda júnior Cristiano Araújo ficaram de fora por opção, juntando-se a outro jogador lesionado, o central Ireneu, que ainda nem se estreou pela Briosa.


Lista de convocados

Guarda-redes: Pedro Roma e Ricardo;
Defesas: Pedro Costa, Pedrinho, Orlando, Kaká, Markus Berger e Vítor Vinha;
Médios: Paulo Sérgio, Nuno Piloto, Cris, Tiero e Luís Aguiar;
Avançados: Miguel Pedro, Joeano, Edgar, Ivanildo e Lito.


terça-feira, 25 de março de 2008

José Eduardo Simões vai vencer as próximas eleições, segundo sondagem



Segundo uma sondagem realizada neste blog, que decorreu de dia 20 até dia 25 do mês corrente, ao qual a questão era se "José Eduardo Simões vai renovar o seu mandato como presidente da Académica", e as opções de resposta eram "Sim", "Não" e "Indeciso", e foram obtidas 93 votações, o actual predidente da Briosa, JES, vai renovar o seu actual mandato como presidente da Académica de Coimbra.
Os resultados obtidos foram os seguintes:


- Sim -
52%
- Não - 39%
- Indeciso - 7%

Analisando os dados, observa-se que José Eduardo Simões irá vencer o próximo acto eleitoral, que se iá realizar no próximo dia 14 de Abril. João Francisco Campos não irá, desta forma, vencer a corrida à presidência da Briosa.
Com estes resultados, deixo em aberto a discussão, se será assim, ou não.
O que é certo é que os resultados da sondagem estão à vista. Certezas, só no próximo dia 14 de Abril se terão.





Viagem à Amadora

Depois da paragem do campeonato para férias da Páscoa, a Académica volta à competição. Com o regresso da Liga, a Briosa desloca-se à cidade da Amadora, para defrontar o Estrela. Como sempre, a claque Mancha Negra organiza o viagem, por apenas 15eur, já com o bilhete de jogo incluído (20eur para não sócios). A saída está prevista para as 12h do próximo Sábado, da sede, situada no pavilhão-sede da Académica, Engº Jorge Anjinho. Ninguém vai querer perder um dos jogos mais importantes da época para a Briosa, tendo em vista a luta pela permanência no principal escalão do futebol Nacional.
Vamos todos apoiar a Mágica Briosa!

Novas instalações na Academia Dolce Vita satisfazem os jogadores

Nuno Piloto, médio da Académica, mostrou-se satisfeito com as novas instalações ao dispor da equipa principal. O jogador considera que Academia Dolce Vita será benéfica, igualmente, para os escalões de formação do clube.

«Foi uma mudança para melhor e agora até os mais jovens podem ocupar os nossos antigos balneários, sem necessidade de se deslocarem para o Pavilhão para tomarem banho após os treinos. As novas instalações estão bem equipadas, com hidromassagem e piscina, e sobretudo mais centralizadas. São dignas de qualquer grande clube da primeira Liga», explicou Nuno Piloto, em declarações à Agência Lusa.


domingo, 23 de março de 2008

Vitória de Setúbal vence a Taça da Liga


O Vitória de Setúbal sagrou-se ontem vencedor da primeira edição da Carlsberg Cup, ou Taça da Liga. A equipa do Sado fez assim história no futebol Nacional, ao vencer o Sporting de Paulo Bento. No magnífico Estádio Algarve, que estava completamente cheio (30.000 espectadores), foi necessário recorrer à marcação de grandes penalidades (3-2), porque no tempo regulamentar da partida se registava um nulo no marcador. Num jogo sem oportunidades de golo, o lance mais perigoso foi protagonizado por Cláudio Pitbull, ex jogador da Académica, que levou a bola a embater no poste da baliza de Rui Patrício. Nos penáltis, foi a vez de Eduardo, guarda redes do Vitória, brilhar. Quanto a mim, Eduardo já merecia uma chamada à seleção Nacional. O Sadino parou três grandes penalidades, o que foi decisivo no resultado final, arrecadando assim o Vitória a mais recente Taça do futebol português.

Ao Vitória de Setúbal, o Academicaemdia85 dá os mais sinceros parabéns, sendo um justo vencedor da prova.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Filipe teixeira recupera da lesão na Académica


Filipe Teixeira inicia na próxima terça-feira, no Departamento Médico da Académica, o processo de recuperação da ligamentoplastia a que foi sujeito na sequência da rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Esta sexta-feira, o médio esteve nas novas instalações da Academia Dolce Vita, onde foi observado pelo fisiatra Pedro Saraiva e pelo fisioterapeuta Miguel Rocha, que lhe delinearam um programa de reabilitação para os próximos dias.

O atleta, que representou a Briosa nas últimas duas temporadas, solicitou autorização aos responsáveis do seu actual clube, o West Bromwich Albion, para efectuar a recuperação na Académica.

Em declarações ao site oficial da Académica, Filipe Teixeira justificou a escolha da seguinte forma: «Sempre fui acarinhado no clube, que tem um Departamento Médico muito competente». E continuou: «Tenho total confiança nas pessoas que vão orientar a minha recuperação».
O médio adiantou que dentro de poucas semanas, responsáveis do clube inglês viajam até Coimbra, não só para se inteirarem, in loco, do processo de recuperação, mas também para conheceram o clube e os seus dirigentes.

Para o Presidente da Académica, José Eduardo Simões, a opção de Filipe Teixeira comprova que o Departamento Médico do clube «é cada vez mais uma referência». «O Filipe Teixeira vai ser tratado como se fosse atleta da Académica e vai recuperar mais depressa do que noutro sítio», sublinhou, congratulando-se com o facto de o médio ter «absoluta confiança» em todos os elementos do Departamento Médico.

In, Site oficial

quarta-feira, 19 de março de 2008

Vitor Vinha e Tozé Marreco convocados para os sub-21


Vitor Vinha, actual jogador da Académica, e Tozé Marreco, ex-jogador, que foi dispensado por Manuel Machado em 2006 e que agora se impõe no futebol Holandês, ao serviço do Zwoole, da segunda divisão (o equivalente à Liga Vitalis em Portugal), estão convocados para a Seleção Nacional de sub-21. Vitor Vinha pode assim estrear-se com a camisola das "Quinas". Embora já tenha sido anteriormente convocado, nunca foi chamado a prestar os seus serviços no terreno de jogo. Esta chamada é o culminar de uma série de boas exibições que o lateral-esquerdo tem vindo a realizar ao serviço da Académica, facto ao qual o seleccionador Rui Caçador não foi indiferente.
Ao Vitor Vinha, o Academica em Dia 85 deseja a maior sorte.


Lista de convocados:
.
Académica: Vitor Vinha;
Fiorentina: Manuel da Costa;
Fátima: Saleiro;
Estrela Amadora: Celestino;
Everton: Manuel Fernandes;
Inter: Pelé;
FC Porto: Helder Barbosa;
FC Zwolle: Tozé;
Fulham: Ricardo Batista;
Leixões: João Moreira, Paulo Machado e Vieirinha;
Portimonense: Mário Felgueiras e Nuno André Coelho;
Sporting: Bruno Pereirinha, e Yannick;
Salamanca: Vasco Fernandes;
V. Setúbal: Bruno Gama.



terça-feira, 18 de março de 2008

Fervor nas eleições. Pavlovic de fora para a Amadora

João Francisco Campos, opositor de José Eduardo Simões no acto eleitoral de Abril, já definiu a sua lista numa direcção que contará, entre outros, com João Paulo Fernandes, ex-vice de Simões. O Conselho Académico será liderado pelo ex-presidente Campos Coroa, a mesa da AG pelo advogado Ferreira da Silva e o Conselho Fiscal pelo juiz Américo Santos.

José Eduardo Simões, já se sabe, continuará com o apoio do actual vice, Luís Godinho, num projecto que terá António Preto no Conselho Fiscal, Paulo Mota Pinto na mesa da AG e Almeida Santos no Conselho Académico.


Pavlovic tem lesão grave

O sérvio Pavlovic vai estar de fora dos relvados duas a três semanas devido microrrotura muscular na face posterior da coxa direita contraída, sábado, no embate com o Belenenses.

Segundo o departamento médico do clube, o médio vai falhar o encontro da 24.ª jornada, contra o Estrela da Amadora, mas mas tudo será feito para que recupere a tempo do jogo com o Vitória de Setúbal, em casa (25.ª jornada).

Pavlovic volta a parar depois de ter estado duas jornadas de baixa, tendo falhado os jogos contra Leixões e FC Porto.

Entretanto, Domingos Paciência teve uma boa notícia, já que o defesa central Irineu está recuperado de um problema no joelho direito que o afastou da competição desde a 19.ª jornada.


segunda-feira, 17 de março de 2008

Rafa é o novo editor do Simplesmente Briosa


Sendo eu o criador deste blog, cabe-me a mim anunciar aqui que aceitei o convite de entrar para o reconhecido blog academista "Simplesmente Briosa". Não só porque o convite me foi endereçado pessoalmente pelo Francisco Martinho, um dos principais impulsionadores do SB, mas também porque o meu enorme gosto pela escrita me disse para aceitar.

Resta-me dizer que o Academica em Dia 85 não vai "sofrer" com a minha entrada noutro espaço, continuando, como até aqui, a ser actualizado sempre que assim se justifique.

Tenho que agradecer o convite que me foi endereçado, porque é com o maior orgulho que "visto" a camisola do Simplesmente Briosa, "clube" onde espero marcar muitos golos.

Por uma Académica cada vez melhor!

domingo, 16 de março de 2008

Académica - Belenenses, 0 - 0

A Académica voltou a desperdiçar mais uma boa oportunidade para voltar aos triunfos - não ganha há cinco jogos, incluindo o deste sábado - , ao não ser capaz de desfeitear um Belenenses que jogou quase toda a segunda parte com menos um jogador. Pela segunda vez esta época (a anterior foi com o F.C. Porto), os estudantes não conseguiram marcar golos em Coimbra e, com isso, aumentaram o número de jogos dos azuis do Restelo sem perder fora, algo que ainda não aconteceu este ano.
Domingos Paciência provou ser, mais uma vez, um adepto da rotatividade do plantel ao escolher um onze com seis alterações em relação ao último encontro. Mudanças em todos os sectores, excepção feita à baliza, que, valha a verdade, não prejudicaram a dinâmica na equipa. Antes pelo contrário.
O Belenenses, como sempre, surgiu bem posicionado, seguro na defesa e a tentar sair rápido para o ataque, mas de forma inconsequente. Do outro lado, uma Académica a carregar sobre o adversário como quem tenta atirar bolas contra um muro. Miguel Pedro e Luís Aguiar assumiram as despesas do ataque, mas foi Nuno Piloto o primeiro a desperdiçar uma oportunidade escandalosa (houve tão poucas!), atirando por muito por cima quando estava em óptima posição para atirar a contar, sem marcação já que Rolando tinha escorregado.
O Belenenses procurou reagir mas Pedro Roma nem teve de se esforçar na primeira parte, tal a inoperância do seu sector mais avançado dos azuis do Restelo. As ocasiões mais claras foram, portanto, da Briosa, embora escassas: depois do falhanço de Piloto, contam-se duas defesas de Júlio César, a remate de Kaká e num livre de Luís Aguiar. O resto, foi paisagem: defesas claramente superiores aos ataques, bola muito longe das balizas, tudo muito previsível.
O jogo animou um pouco no início da segunda parte, depois de uma entrada vigorasa dos donos da casa e da expulsão de Cândido Costa, por acumulação de amarelos. A Académica percebeu então que tinha chegado a hora de dar tudo para obter o triunfo e Domingos, depois de pensar em Tiero, acabou por lançar Joeano na partida para o lugar do apático Edgar.
Aquilo com que o jovem técnico não contava era com uma nova lesão de Pavlovic - estava de regresso após duas semanas de recuperação - e a substituição forçada para a entrada de recurso de Paulo Sérgio, um trinco, quando a equipa precisava de espingardas na frente, comprometeu um pouco a estratégia estudantil. O tempo perdido até que o sérvio fosse rendido - o árbitro pareceu aliado da situação - também jogou a favor do Belenenses, a quem o empate, até pelas circunstâncias, serviu na perfeição.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Académica - Belenenses - Convocados


Os regressos de Rui Nereu, Pedrinho e Pavlovic são as novidades na lista de convocados de Domingos Paciência para o jogo deste sábado em Coimbra, frente ao Belenenses, integrado na 23ª jornada da Bwin Liga.
O primeiro está de volta no âmbito da tradicional rotação do guarda-redes suplentes, enquanto os outros são de novo opção após castigo e um período de ausência devido a lesão, respectivamente.
Em relação ao jogo com o F.C. Porto, no Dragão, registam-se as saídas de Ricardo, Pedro Costa, Cléber e Fofana, todos por opção técnica. O único lesionado é Ireneu, que já deverá estar apto para o próximo jogo dos estudantes.


Lista de convocados:

Guarda Redes: Pedro Roma e Rui Nereu;
Defesas: Pedrinho, Orlando, Kaká, Markus Berger e Vítor Vinha;
Médios: Paulo Sérgio, Pavalovic, Nuno Piloto, Cris, Tiero e Luís Aguiar;
Avançados: Miguel Pedro, Joeano, Edgar, Ivanildo e Lito.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Domingos afasta equipa da turbulência eleitoral

Em pleno período eleitoral na Académica, o prazo para entrega das listas termina neste sábado e a única candidatura formalizada é, para já, a do actual presidente. Domingos Paciência garante que o balneário da Briosa estará blindado a toda e qualquer agitação que estes momentos costumam gerar nos clubes. «Não sei se os jogadores são sócios e irão votar», graceja, a propósito.
«Eles são profissionais, como eu, e isto é algo que faz parte da vida de qualquer clube. Não digo que lhes passa ao lado, porque é natural que se interessem, mas não irá provocar turbulência. Temos os pés bem assentes no chão, não andamos no ar», referiu o treinador do emblema de Coimbra, que se mostrou agradado pelo facto de José Eduardo Simões o considerar parte de um projecto a médio prazo: «Fico contente, mas o que mais me preocupa nesta altura é a manutenção. Depois logo se verá. Não é o momento para falar de renovações, quer do treinador, quer de atletas.»
Na abordagem ao próximo jogo, frente ao Belenenses, neste sábado, no Cidade de Coimbra, Domingos Paciência garantiu que a derrota do último fim-de-semana, no Dragão, não irá ter reflexos negativos na equipa: «Perdemos frente a um adversário com uma qualidade indiscutível e, pelo campeonato que tem vindo a fazer, não é um resultado [1-0] desmotivante. Antes pelo contrário. À partida, quando se defronta o F.C. Porto, as percentagens de êxito são mais limitadas.»

"Caso Meyong prejudica Académica"

O encontro com os azuis de Belém, será, por isso, diferente. «A equipa estará motivada e com espírito de vitória porque é um jogo importante para os nossos objectivos. Em casa, tudo faremos para ganhar. O jogo do último domingo, não serve de referência para a nossa forma de jogar, não pusemos em prática os princípios que trabalhámos. A nossa identidade não é aquela que se viu na primeira parte. Com o Belenenses, será outro jogo. A Académica voltará a ser aquela Académica que temos visto. O apoio dos adeptos, nesta altura, será determinante», disse Domingos salientando que o essencial é «todos trabalharem juntos e no mesmo sentido.»
O técnico da Académica pronunciou-se ainda sobre o chamado Caso Meyong afirmando que, caso se concretize a decisão tomada em primeira instância (retirar seis pontos ao Belenenses e atribuir mais três à Naval), os estudantes poderão sentir-se lesados: «Vai haver equipas prejudicadas, nomeadamente as que estão mais próximas da Naval e lutam para não descer. Os pontos ganham-se em campo e com o trabalho dos jogadores, mas, às vezes, também saem da secretaria.»Domingos Paciência falou ainda dos erros e desconcentrações que têm roubado algumas vitórias às equipas, sobretudo nos momentos finais, ainda sem mencionar qualquer antídoto eficaz para este mal. «Fizemos alguns bons jogos, mas é evidente que uma boa exibição só é plenamente satisfatória quando se traduz num triunfo. Temos de continuar a tentar encher o pulmão de ar, isto é, a somar pontos.»

terça-feira, 11 de março de 2008

Pavlovic está apto para defrontar o Belenenses


O plantel da Académica retomou os treinos na tarde desta terça-feira tendo em vista o encontro de sábado, frente ao Belenenses, e Domingos Paciência recebeu uma boa notícia: o médio Pavlovic já se treinou sem limitações podendo voltar às opções no próximo fim-de-semana depois de 15 dias de paragem devido a uma entorse sofrida no encontro com o Boavista.
Resta saber se o técnico irá dar-lhe de novo a titularidade numa altura em que Paulo Sérgio, o seu substituto directo, tem mostrado estar à altura do desafio. Quem também está de regresso ao lote dos disponíveis é o lateral-direito Pedrinho, que cumpriu um jogo de castigo na última jornada.
Desta forma, o único jogador com quem o técnico da Briosa não poderá contar é Irineu, ainda em fase de recuperação de uma ligamentite num joelho.

A nível institucional, a Académica vai ter na noite desta quarta-feira uma Assembleia Geral para prestar contas aos associados do último semestre de 2007.

segunda-feira, 10 de março de 2008

FC Porto - Académica, 1-0. Golo de Quaresma

FC Porto - Académica, 1-0





Este seria sempre um jogo ingrato para o F.C. Porto. Pelas dores da injusta eliminação europeia, pelo peso da inevitável desmotivação causada pela mesma. No que realmente interessa, os bicampeões nacionais colheram mais três pontos e têm agora catorze (!) de vantagem sobre o segundo classificado.
Num Dragão menos efervescente do que o costume, a Académica de Coimbra foi o adversário ideal para a equipa de Jesualdo Ferreira. Um conjunto tímido, limitado e conformado com a sua condição inferior.
Defendeu razoavelmente bem, até porque as suas linhas mais recuadas estiveram sempre bem preenchidas numericamente, e atacou muito pouco e mal.


Neste enquadramento, o F.C. Porto percebeu que não seria necessário fazer um jogo intenso e dinâmico. A equipa limitou-se a fazer uma boa circulação de bola, a estar concentrada e a aproveitar o erro gravíssimo de Pedro Roma, para vencer bem mas longe do deslumbre de outras noites.
Ricardo Quaresma apontou o único golo aos 31 minutos, com a colaboração decisiva do guarda-redes da «Briosa».
Falar em depressão seria demasiado pesado. Não, a palavra certa será tristeza. O F.C. Porto foi um conjunto triste no primeiro jogo após o afastamento da Liga dos Campeões.
E este estado é compreensível. A forma como a equipa perdeu, num misto de crueldade, azar e culpa própria, mexeu com os sentidos dos azuis e brancos. A presença taciturna, até apática, no jogo desta noite não o permite esconder.
Os sintomas são evidentes e mais fortes do que a procura de uma motivação que, naturalmente, será reencontrada em breve. Noutros palcos, noutras condições.
Deste jogo, pouco, muito pouco, há para contar. Jesualdo fez questão de apostar nos mesmos homens que defrontaram o Schalke (excepção feita ao lesionado Bosingwa, substituído por Marek Cech), mas faltou-lhes força física e, essencialmente, mental.
Não houve rasgos de excelência, não houve abanões ao ritmo sonolento e bocejante. O F.C. Porto limitou-se a passear a sua superioridade e criou algum perigo, essencialmente, em jogadas de contra-ataque. Imagine-se.
Não surpreende, por isso, que o único golo tenha surgido num erro. Neste caso de Pedro Roma, guarda-redes da Académica.
A vencer aos 31 minutos, o F.C. Porto geriu como quis a magra vantagem. E percebeu que não teria grandes problemas, tal a incapacidade demonstrada pelos «estudantes» que nunca, nunca mesmo, incomodaram Helton.
Só nos últimos cinco minutos os dragões decidiram jogar o futebol de que tanto gostam. Neste período criaram mais ocasiões do que no restante tempo de jogo, mas Pedro Roma redimiu-se com três defesas extraordinárias a remates de Lisandro (dois) e Lucho.
Já no período de descontos, Mariano Gonzalez viu o vermelho directo, por alegada agressão a um adversário. No estádio pareceu-nos uma decisão exagerada de Cosme Machado.
Mas que venham mais jogos, melhores de preferência, pois deste não vai rezar a História.

De destacar o forte apoio prestado á equipa pela claque Mancha Negra, que esteve em bom número no Dragão. Vídeo

sábado, 8 de março de 2008

FC Porto - Académica - Convocados




Domingos Paciência, treinador da Académica, elegeu os seguintes convocados para o jogo de amanhã frente ao bi- campeão nacional FC Porto:

Guarda redes: Pedro Roma e Ricardo;
Defesas: Orlando, Kaká, Berger, Pedro Costa, Vítor Vinha e Cléber;
Médios: Paulo Sérgio, Nuno Piloto, Luís Aguiar, Cris, Tiero, Ivanildo, Lito, Miguel Pedro;
Avançados: Joeano, Edgar e Fofana.

sexta-feira, 7 de março de 2008

FC Porto - Académica - Antevisão de Domingos


Domingos Paciência sabe que no Dragão mora uma grande equipa e que será preciso jogar com alma para sair de lá com um bom resultado. A estatística, aliás, diz que a Académica não vence os portistas desde 1971 e, no contexto actual, com os comandados de Jesualdo Ferreira quase a passear pela Liga, parece utopia sonhar em ganhar pontos frente a tão poderoso adversário. Certo? Errado.
O antigo jogador dos azuis e brancos, que nunca escondeu o carácter especial de mais um regresso a uma casa bem conhecida, acredita que as possibilidades dos estudantes não são assim tão diminutas: «É um jogo frente a uma equipa que não merece contestação quanto ao seu rendimento esta época, sabemos as dificuldades que nos esperam, mas não quero adoptar o discurso de alguns colegas [Jaime Pacheco] e falar numa máquina trituradora ou que não podemos perder a nossa identidade. São 90 minutos, por vezes até mais, porque é depois dos 90 que temos sofrido golos [sorrisos]. Vamos dar tudo, jogar de forma organizada e concentrada, para tentarmos pontuar.»
O treinador da Briosa relativiza a questão do cansaço dos portistas, lembrando que utilizaram equipas diferentes no Bessa, e com o Schalke 04. «Estamos à espera de um F.C. Porto forte. Na primeira volta, quando eles cá vieram, também tinham acabado de jogar com o Besiktas, e podem não ter estado tão fortes, mas estiveram sempre organizados, criaram oportunidades de golos, e atingiram os seus objectivos. A questão do desgaste, só o jogo o dirá. Vai depender também da forma como a Académica poderá explorar e expor essa vertente», vaticina.
Os dois últimos dois resultados dos campeões nacionais poderão, ainda assim, funcionar contra os estudantes, que correm o risco de ter de pagar a factura: «Depois de dois jogos em que não atingiram os seus propósitos e sabendo que agora o Campeonato é a prioridade, vão criar-nos ainda mais dificuldades. Além disso, não é normal para um clube grande estar três jogos consecutivos sem ganhar.
A eliminação da Liga dos Campeões frente ao Schalke, num jogo em que Domingos considerou que os azuis e brancos foram melhores, levou-o a formular um pedido: «Costuma-se dizer que ganhe o melhor. Se os alemães foram piores, mas ganharam, agora também quero que a Académica seja pior e vença! Há sempre uma primeira vez para tudo e o F.C. Porto, normalmente, tem um jogo mau por ano. Esperemos que seja este, apesar de a história dizer que não lhes ganhamos desde 1971. Temos de viver do presente.»
O técnico dos estudantes promete apresentar um onze com «grande disponibilidade e desejo de estar nesta partida», ávidos de «entrar na história» do clube, perante uma formação com «melhor conhecimento do oponente do que ao contrário», pois o F.C. Porto, devido aos caprichos do calendário, vai defrontando os adversários dos conimbricenses na jornada seguinte.
Que não acredita em desmotivação da parte dos jogadores do F.C. Porto, pois, por conhecimento de causa, sabe que «jogam sempre nos limites».

Luís Aguiar trouxe 15 Kg de erva do Uruguai



O café está para os europeus, especialmente os latinos, como o mate para os sul-americanos. Essa bebida, à base de ervas, que se prepara num recipiente próprio (cuia), com água a ferver, e se vai bebendo através de uma espécie de palha metálica (bomba).
Os brasileiros chamam-lhe chimarrão e são sobretudo os do sul que o consomem. Mas esta espécie de chá está disseminada por quase toda a América do Sul, nomeadamente nas zonas onde os índios (quícha, ayamará e guarani), que inventaram a bebida, deixaram a herança para as gerações futuras: Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Vem este intróito a propósito daquilo que passou a ser uma novidade, quase uma excentricidade do ponto de vista ocidental, nos treinos da Académica. Além de surgir quase sempre de manga curta, logo pela manhã, mesmo nos dias mais gélidos, Luís Aguiar passou a ser uma atracção para os menos conhecedores da cultura sul-americana e desse curioso hábito de ir para todo o lado com o termo debaixo do braço.
Diz que não faz ideia do quanto consome por dia, mas assegura que o produto é natural, e não lhe causa qualquer influência na actividade física. É um vício, não há nada a fazer. «No Uruguai, toda a gente anda com o seu mate e vai bebendo ao longo do dia. É muito bom, sobretudo entre um grupo de amigos. Vamos conversando e bebendo, descontraidamente», desvenda.
O problema é encontrar os ingredientes necessários num país onde não existe esta tradição «É o drama dos uruguaios. Quando vimos para a Europa, trazemos uma mala só para a erva. Eu, por exemplo, trouxe 15 quilos», confessa, com um sorriso, o camisola 10 da Académica, antes de explicar como prepara a sua poção: «Coloco a erva na cuia e junto-lhe a água muito quente, depois ponho um pouco de água fria, para inchar, mas tudo dentro da medida certa, para que a erva não fique empastada.»
Como perito na matéria, Luís Aguiar distingue os vários tipos de mate e mostra-se, como não podia deixar de ser, apreciador daquele que se faz no seu país. «O da Argentina, por exemplo, leva açúcar e o do Paraguai é feito com sumo. Eu prefiro o nosso, que é amargo», admite.
Quando estava no E. Amadora, o jovem uruguaio tinha em Maurício, o companheiro perfeito para aquelas tardes de convívio ao sabor de um mate. Agora, na Académica, vai mantendo o hábito com Edgar. Isto enquanto não consegue convencer outros colegas a provar a sua especialidade.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Até sempre, Manuel Costa


Texto inicial em www.machanegra85.com

"Faleceu Manuel Costa, um dos mais emblemáticos membros do grupo que estava sempre presente no apoio à Mágica Briosa. A sua paixão pela Académica e a sua mentalidade foram ao longo dos anos um exemplo para todos e por isso Manuel Costa continuará sempre connosco. A Mancha Negra endereça à família as mais sentidas condolências neste momento difícil."

Manuel Costa foi, por mim, um exemplo a seguir, pelo seu espírito, pela sua mentalidade, pela sua simpatia, pela sua constante alegria. Lembro- me como se fosse hoje: foi a Académica jogar uma partida amigável a Miranda do Corvo e foi ele que me convidou a mim para eu ir com a Mancha ao Porto, ao estádio do Dragão, curiosamente... Ainda dizem que não existem coincidências...
Entrei, como todos os dias o faço, no site da Mancha, ao encontro de notícias sobre a viagem ao Dragão, no próximo Domingo. Quando vi o que lá estava, fiquei sem reacção. Não queria acreditar. Não tive a oportunidade de me despedir dele.
Um dia, convidámos o Manuel Costa para vir aqui à Lousã. Ele respondeu: " No Verão, quando os dias já forem maiores!". Estamos à espera...
Resta-me agradecer tudo o que ele fez, pelos momentos de amizade e alegria que passei com o Manuel Costa.
É um exemplo a seguir. Um grande Ultra que hoje nos abandonou.
Aproveito também para enviar as mais sentidas condolências à familia enlutada.
Um sentido abraço da Lousã. <3

terça-feira, 4 de março de 2008

Pedrinho, Pavlovic e Irineu não jogam no Dragão



A Académica começou nesta terça-feira a preparar a deslocação ao Dragão, no próximo domingo, em jogo da 22ª jornada da BWin Liga. No treino realizado na Academia Briosa XXI, saliência para a ausência de Orlando, que foi poupado devido a uma mialgia, mas estará recuperado para o jogo com os portistas.
Afastados da partida estão Pedrinho, devido a castigo, Pavlovic, ainda a recuperar de uma entorse num tornozelo, e Irineu, devido a uma ligamentite num joelho. Este dois últimos fizeram treino condicionado e vão manter-se assim durante os próximos dias.
Entretanto, o clube reagiu com satisfação ao facto de o Sindicato dos Jogadores ter considerado os estudantes como a segunda equipa que mais utiliza atletas portugueses.

domingo, 2 de março de 2008

Onde está o penalty?

Aos 90+2 minutos de jogo, o árbitro Carlos Xistra assinala uma grande penalidade a favor da equipa da casa, o Leixões. Numa primeira vista, toda a gente, inclusive os jogadores leixonenses, não vêem caso para a marcação do castigo máximo. Observando as imagens da TV, pode- se comprovar que a decisão do árbitro é completamente ridícula! A haver uma falta, esta é cometida sobre o central da Académica KaKá, e nunca ao contrário. Toda a gente viu o que realmente se (não) passou. O que é certo é que esta decisão teve influência clara no resultado e impediu, mais uma vez, a Briosa de somar os 3 pontos. Parece que a Académica incomoda a muita gente...
O árbitro devia precisar de umas férias pagas, e pelos vistos, vai têlas... Desculpem, mas o nome que minimamente se pode chamar a este senhor é "um verdadeiro bode"...



Veja o vídeo...









sábado, 1 de março de 2008

Leixões - Académica, 2 - 2. Árbitro influencia resultado


Novo empate para o Leixões, o 12º na competição para o rei das igualdades, conseguidos nos instantes finais através de uma grande penalidade duvidosa. A Académica só perdeu um jogo nos últimos oito, mas desperdiçou a oportunidade de fugir para lugares bem mais seguros. Esteve em desvantagem, conseguiu a reviravolta, mas viu Carlos Xistra descortinar uma infracção de Kaká ao minuto 90. Duvidoso, no mínimo, apesar da justiça do empate (2-2).
O Leixões apresentava um registo pouco feliz nas recepções à Académica. 34 anos sem uma vitória de trazer por casa, depois do sucesso na temporada 1974/75. Desde então, três vitórias da equipa de Coimbra e um empate.
Determinado a quebrar o enguiço e ganhar vantagem sobre um adversário directo na fuga à despromoção, depois da igualdade registada na primeira volta, Carlos Brito apresentou o esquema habitual, um 4-3-3 liberto de amarras.
Domingos Paciência, apostado em manter um ciclo positivo de oito jogos com apenas uma derrota, montou a casa a partir das fundações e voltou a apresentar quatro homens de combate no sector intermediário. No ataque, como vem sendo hábito, mudanças à medida das ocasiões. Desta feita, foi Luís Aguiar a vestir a pele de assistente do ponta-de-lança, Joeano.
A esquematização táctica do treinador da Académica deu frutos durante grande parte da etapa inicial, quebrando apenas num lance infeliz de Vítor Vinha, que foi batido por Jorge Gonçalves e acabou por derrubar o extremo do Leixões. Grande penalidade bem assinalada, cobrada a preceito por Roberto.
Num período pródigo em lances de bola parada, Joeano viria a restabelecer a igualdade pouco depois, na sequência de um canto. A equipa da casa demorou a reagir mas cresceu exponencialmente na recta final da primeira parte.
Nos últimos minutos, o Leixões criou três ou quatro oportunidades para marcar, sem sucesso, repetindo a dose no arranque da etapa complementar. Ao minuto 52, Roberto viu o poste roubar-lhe o bis. Na primeira parte, tinha sido Orlando a atirar ao mesmo ferro, mas então para infortúnio da Académica.
Roberto não conseguiu dobrar a sua conta pessoal no período mais inebriante dos «bebés» e as lágrimas vieram pouco depois. Cruzamento de Luís Aguiar, Ezequias aparece tombado no chão e Joeano ganha preciosos segundos para dominar a colocar a Briosa em vantagem. Joeano foi festejar o golo junto à nossa claque, a Mancha Negra. O avançado brasileiro deveria ter visto o segundo amarelo, o que não aconteceu.
Com nervos à flor da pele, perante um ciclo negativo de quatro jogos sem vencer (apenas um empate entre três desaires), o Leixões correu em busca do prejuízo mas não conseguiu disfarçar a ansiedade.
Domingos Paciência foi inteligente ao trocar o amarelado Vítor Vinha pelo estreante Cléber e Jorge Gonçalves foi perdendo margem de manobra à direita. Ainda assim, pelo centro, o artista local desperdiçou soberanas oportunidades nos últimos minutos, acabando por redimir-se ao garantir o empate, na cobrança de novo castigo máximo, desta vez bastante duvidoso.


Veja os golos e os roubos:

1-0 Roberto (gp)

1-1 Joeano

1-2 Joeano

2-2 Jorge Gonçalves (gp)