
O plano B para este encontro salvou o Sp. Braga. Matheus e João Tomás, lançados desde o banco de suplentes, apontaram dois excelentes golos de cabeça e selaram a qualificação para a Taça Intertoto.
Um mal menor, numa temporada quase sempre nivelada por baixo. Afinal, este sétimo lugar final é o pior que os minhotos alcançam desde 2002/03, ano em que se quedaram por um discreto 14º posto.
O Sp. Braga tem todas as condições para se voltar a aproximar dos três grandes, mas muita coisa deve mesmo mudar nesta estrutura. Estabilizar o plantel e a equipa técnica será um bom ponto de partida. Por agora, cai o pano de uma época que ficou muito aquém do antevisto.
A primeira parte foi uma tortura visual para quem a assistiu. Muito lenta, sem qualquer lampejo criativo, recheada de tempos mortos e lances divididos na zona central do relvado.
E se a Académica tem algumas atenuantes, já que apresentou alguns atletas com pouca rodagem e nada tinha a ganhar nesta partida, já o Sp. Braga não merece perdão. Entrou apático, com a estrutura pouco oleada e nunca se conseguiu sobrepor aos estudantes.
E se o cenário já não lhe era favorável, pior ficou aos 48 minutos, altura em que Lito fez de cabeça o golo da Académica. O oitavo golo do avançado neste campeonato, num lance em que nos fez impressão a passividade de César Peixoto.
O esquerdino estava a marcar o seu adversário, mas após o movimento deste nem sequer se mexeu. É nestes detalhes que também se vê distingue um bom jogador de outro apenas com habilidade para a bola.
Daqui em diante, tudo mudou. António Caldas foi feliz nas operações operadas e viu Matheus empatar a partida na primeira vez em que tocou na bola. O esquerdino acorreu a um excelente cruzamento de Carlos Fernandes e cabeceou imparável para o golo.
O Sp. Braga melhorou muito nesta fase e teve algumas oportunidades boas para passar para a frente no marcador. Daí que o golo de João Tomás, aos 80 minutos, pecasse somente por tardio. Wender, o melhor em campo, cruzou com mestria e o ponta-de-lança fez um desvio de cabeça forte e colocado.
Corre-se a cortina. Está concluída a participação do Sp. Braga e da Académica na presente temporada.